As mulheres e o trabalho

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Objetivos

  • Utilizar dados numéricos de pesquisa para a prática de atividades do Sistema Numérico Decimal Posicional;

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Elaboração de Pesquisa;
  • Construção de composição com figuras e texto;

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.

1a Etapa: 

  • Professor(a), utilize o gráfico abaixo para conversar com a turma sobre as mulheres como participantes da força de trabalho remunerado. Para facilitar, distribua o gráfico para cada aluno;

  • Destaque a quantidade maior de homens em relação a mulher, apesar de a população feminina no Brasil ser maior que a população masculina;
  • Destaque, ainda, a participação das mulheres nos serviços não remunerados, como os domésticos e cuidados familiares.
  • Converse com seus alunos e explique que o gráfico foi retirado da segunda edição do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Nessa publicação do IBGE, os alunos poderão pesquisar diversas informações sobre o assunto.

2a Etapa: 

  • Professor(a), solicite aos alunos que perguntem às mulheres que estão convivendo com eles sobre:
    • Qual a profissão dela, e;
    • Qual função está exercendo;
    • Quantas mulheres ela acredita que exerçam essa mesma função no município?

3a Etapa: 

  • Professor(a), solicite que o aluno pesquise em jornais, revistas ou Internet, uma figura que represente a função indicada;
  • Peça para o aluno colar a figura encontrada em uma folha destacada (pode ser a do caderno ou de outro tipo).
  • O(a) aluno(a) deverá escrever logo abaixo da figura:
    • “A função de (nome da função) é exercida por:” [colocar aqui, por extenso, a quantidade informada na etapa 2], e;
    • A mesma quantidade decomposta em unidades;
  • Exiba no quadro interno da sala, ou;
  • Crie um blog para cada aluno colocar seu trabalho.

OBSERVAÇÂO:

* professor(a), pesquise na Internet sobre aplicativos para criação de blogs/vlogs. No geral, são gratuitos.