Trabalho Infantil no Brasil

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos


⦁ Levar o aluno a realizar a leitura de dados estatísticos e de gráfico pictórico sobre pesquisa do IBGE e produzir um texto;


Conteúdos


⦁ Informações estatísticas em texto;
⦁ Leitura de gráfico pictórico;
⦁ Construção de texto.

Recursos

⦁ Computador, Internet.


1a Etapa: 

Professor(a), peça que os alunos leiam os tópicos abaixo referentes à pesquisa sobre o trabalho infantil no Brasil, realizado pelo IBGE. O texto e os gráficos foram retirados da Agência de Notícias do IBGE:

⦁ 1,8 milhão de crianças e jovens realizavam trabalho infantil em 2019, sendo 1,3 milhão em atividades econômicas e 463 mil em atividades de autoconsumo.
⦁ Quanto à faixa de idade, 1 em cada 5, tinha de 5 a 13 anos; 1 em cada 4, tinha de 14 a 15 anos e a maioria, mais da metade, tinha entre 16 e 17 anos de idade.
⦁ O trabalho infantil concentrava mais da metade das pessoas do sexo masculino do que feminino.
⦁ As crianças de cor preta ou parda formam a maioria no trabalho infantil.
⦁ 1 em cada 4 dos jovens de 16 a 17 anos que trabalhavam cumpriam jornada de mais de 40 horas.
⦁ Mulheres recebiam menos que os homens em trabalho infantil, já o valor médio recebido por crianças e jovens de cor branca era de R$ 559, reduzindo para R$ 467 para as de cor preta ou parda.
⦁ Cerca de 93 mil crianças e jovens trabalhavam como empregados domésticos e 722 mil de 16 e 17 anos estavam em trabalhos informais
⦁ A pesquisa verificou, também, que em 2019, havia 706 mil pessoas de 5 a 17 anos de idade em ocupações consideradas perigosas.

2a Etapa: 

Professor(a), solicite que os alunos ouçam o material “Minuto IBGE – Trabalho Infantil” e leiam o gráfico abaixo:

Gráfico retirado de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29738-trabalho-infantil-cai-em-2019-mas-1-8-milhao-de-criancas-estavam-nessa-situacao

3a Etapa: 

⦁ Determine que cada aluno construa um texto considerando o tema das etapas 01 e 02;
⦁ Professor(a), crie um blog e solicite aos alunos que incluam a imagem de seus textos no blog criado. Além disso, peça que  façam um comentário sobre o texto postado por 2 outros colegas;
⦁ Promova um debate após todos colocarem a pesquisa no blog.


OBSERVAÇÔES:

⦁ Professor(a), pesquise na Internet sobre ferramentas para criação de blogs. No geral, são gratuitas e de fácil uso;
⦁ Você pode realizar esta atividade sem a necessidade de criação e postagem no blog;
⦁ Divulgue a publicação “Clube dos Curiosos” para estimular interesse por informações do País;
⦁ Clique em “Informativo da Pesquisa” para baixar a publicação.
⦁ O trabalho infantil, segundo a legislação brasileira, se refere às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional. Saiba mais.