Informações sobre cobertura e uso da terra
| Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: | 
| (EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. | 
Objetivos
- Incentivar a criação de texto dissertativo argumentativo sobre o uso das terras nas Unidades de Federação;
 
Conteúdos
- Leitura de gráfico pictórico;
 - Construção de texto.
 
Recursos
- Computador, Internet.
 
1a Etapa:
Caro(a) docente, solicite que os alunos vejam os pequenos vídeos abaixo, realizados pela Gerência de Recursos Naturais do IBGE, sobre a pesquisa “Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra” realizada nos anos de 2000, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018, com dados publicados em 2020.
- Vídeo 1 - Sobre o monitoramento da cobertura e uso da terra;
 - Vídeo 2 - Sobre redução da Vegetação Nativa;
 - Solicite, ainda, que os alunos vejam o seguinte vídeo produzido pelo IBGE: “O uso das terras brasileiras e a importância da contabilidade ambiental”.
 
2a Etapa:
Professor(a), determine que os alunos façam a leitura dos seguintes gráficos e tabela, sobre o uso da terra no Brasil:



Tabela retirada da página 20 da publicação “Apresentação do Monitoramento do uso da Terra”
3a Etapa:
- Professor(a), sugira que o aluno acesse o Banco de Dados de Informações Ambientais , para ampliar sua visão sobre o uso das terras no território nacional e seu impacto ambiental.
 
- Determine que cada aluno construa um texto considerando as informações dos vídeos, gráficos e tabela das etapas anteriores;
 - Professor(a), crie um blog e solicite aos alunos que incluam a imagem de seus textos no blog criado, e façam um comentário sobre o texto postado por 2 outros colegas;
 - Promova um debate após todos colocarem a pesquisa no blog.