Informações sobre cobertura e uso das terras

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

Objetivos

  • Incentivar a criação de texto dissertativo argumentativo sobre o uso das terras nas Unidades de Federação;

Conteúdos

  • Leitura de gráfico pictórico;
  • Construção de texto.

Recursos

  • Computador, Internet.

1a Etapa: 

Caro(a) docente, solicite que os alunos vejam os pequenos vídeos abaixo, realizado pelo Gerente de Recursos Naturais, sobre a pesquisa “Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra” realizada nos anos de 2000, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018, com dados publicados em 2020.

2a Etapa: 

Professor(a), determine que os alunos façam a leitura dos seguintes gráficos e tabela, sobre o uso da terra no Brasil:

Gráficos retirados de: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30305-ibge-divulga-monitoramento-da-cobertura-e-uso-da-terra-por-estados-de-2000-a-2018?fbclid=IwAR3CtnX82EExvkqke8RMyr7hNjtapF6-hF_H3CW16_cf4sqy6P2kQgN6lAI


Tabela retirada da página 20 da publicação “Apresentação do Monitoramento do uso da Terra”

3a Etapa: 

 

  • Determine que cada aluno construa um texto considerando as informações dos vídeos, gráficos e tabela das etapas anteriores;
  • Professor(a), crie um blog e solicite aos alunos que incluam a imagem de seus textos no blog criado, e façam um comentário sobre o texto postado por 2 outros colegas;
  • Promova um debate após todos colocarem a pesquisa no blog.