Produção de Bovinos, Suínos e Frangos no Brasil
| 
 Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:  | 
| 
 (EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. (EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.  | 
Objetivos
- Encontrar respostas para cálculos através da pesquisa em tabelas;
 
Conteúdos
- Leitura de tabelas;
 - Resolução de problemas numéricos;
 
Recursos
- Computador, Internet, lápis, caderno
 
1a Etapa:
Professor(a), a produção de carne bovina, suína e de frangos, no Brasil, tem se mantido em alta, embora a produção bovina tenha sofrido uma pequena queda no último ano.
- Leia junto com os alunos a tabela abaixo, destacando as características de uma tabela: título da tabela, título das linhas e colunas, fonte da informação, além do assunto ao qual a tabela se refere:
 
Tabelas retiradas das páginas 11, 18 e 24 da publicação “Estatística da Produção Pecuária 2020”.



2a Etapa:
Professor(a), solicite que os alunos resolvam as questões abaixo:
- Somando os três tipos de carnes, qual a quantidade total que a China comprou no quarto trimestre de 2020?
 - Decomponha em unidades a quantidade de carne de frango que a Arábia Saudita comprou no quarto trimestre de 2020:
 - Qual a diferença nas compras entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes no quarto trimestre de 2019?
 
Complementando:
- Converse com os alunos sobre como as relações entre a pecuária e o meio-ambiente. Eles podem buscar notícias sobre o tema. Sugira que os alunos pesquisem que tipo de consequências podem ser geradas e que medidas podem ser tomadas para atenuá-las.