Pesquisa e gráficos sobre acesso à Internet
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto. |
Objetivos
- Incentivar o aluno a construir gráfico de colunas após a realização de pesquisa;
Conteúdos
- Elaboração e realização de pesquisa estatística;
- Gráfico de colunas.
Recursos
- Computador, Internet.
1a Etapa:
Prezado(a) professor(a), os últimos anos têm exigido um acentuado uso dos recursos da Internet através da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Em 2022, em 6,4 milhões de domicílios do país não havia internet devido a alguns motivos, Os três principais motivos foram: nenhum morador sabia usar a Internet (32,1%), falta de necessidade em acessar a Internet (25,6%) e serviço de acesso à Internet era caro (28,8%). Os dados são da PNAD Contínua do IBGE que, no 4º trimestre de 2022, pesquisou o acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A publicação completa traz essas e outras informações.
Observe com os alunos as informações abaixo:
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2021-2022.
Nesta atividade, converse com os alunos sobre:
- A importância de se pesquisar sobre os recursos que a sociedade possui para prosseguir suas atividades, incluindo os recursos de Internet;
- A importância de se tomar decisões quando se conhece informações sobre o assunto em debate.
2a Etapa:
Os alunos devem realizar a seguinte pesquisa com 10 pessoas entre parentes e vizinhos (para manter o distanciamento em função da COVID, sugerimos que o aluno ligue para o entrevistado com o auxílio dos pais/responsáveis):
- Você acessa a Internet pela televisão?
- Você usa a Internet pelo celular?
- Você acessa a Internet por computador ou tablet?
- Você usa a Internet para assistir vídeos, séries e filmes?
- Em qual a faixa etária se encontra a pessoa entrevistada: 10 a 20 anos / 21 a 35 anos / 36 a 50 anos / 51 a 80 anos?
3a Etapa:
Professor(a), observe que:
- As respostas das perguntas serão compostas por SIM ou NÃO;
- E a quantidade de pessoas em cada faixa etária.
Sendo assim, nesta etapa, cada aluno deverá criar um gráfico de colunas que reflita a resposta do
entrevistado. Na construção do gráfico, oriente os alunos para:
- Determinar cores diferentes para cada coluna;
- Colocar o título do gráfico, o título para o eixo vertical, o título do eixo horizontal, o título de
cada coluna, as legendas e a fonte da informação.
Observações:
- Professor(a), solicite que os alunos fotografem e te encaminhem os gráficos construídos;
- Professor(a), pesquise na Internet sobre ferramentas para criação de blogs. No geral, são
gratuitas e de fácil uso. Crie um blog e coloque os gráficos e informe aos alunos como
acessar para que todos vejam os trabalhos produzidos, ou cole no mural da sala.
- Você pode realizar esta atividade sem a necessidade de criação e postagem no blog;
- Divulgue a publicação “Clube dos Curiosos” para estimular o interesse por informações sobre o país;
- Para se atualizar sobre gráficos, acesse o link “Principais tipos de gráficos para a educação
básica”;
- Para conhecer mais sobre a pesquisa realizada pelo IBGE sobre o uso da Internet nos domicílios do país, clique em “PNAD Contínua TIC 2022”.