Pesquisa e gráficos sobre acesso à Internet

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.


Objetivos

- Incentivar o aluno a construir gráfico de colunas após a realização de pesquisa;

Conteúdos

- Elaboração e realização de pesquisa estatística;
- Gráfico de colunas.

Recursos

- Computador, Internet.

1a  Etapa: 


Prezado(a) professor(a), os últimos anos têm exigido um acentuado uso dos recursos da Internet através da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Mesmo assim, em 2019, em 12,6 milhões de domicílios do país não havia internet, devido à falta de interesse (32,9%), ao serviço de acesso ser considerado caro (26,2%) ou por nenhum morador saber usar a internet (25,7%). Os dados são da PNAD Contínua do IBGE que, no 4º trimestre de 2019, pesquisou o acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

A publicação completa traz essas e outras informações. 

Observe com os alunos as informações abaixo:


Nesta atividade, converse com os alunos sobre:
- A importância de se pesquisar sobre os recursos que a sociedade possui para prosseguir suas atividades, incluindo os recursos de Internet;
- A importância de se tomar decisões quando se conhece informações sobre o assunto em debate.

2a  Etapa: 

Os alunos devem realizar a seguinte pesquisa com 10 pessoas entre parentes e vizinhos (para manter o distanciamento em função da COVID, sugerimos que o aluno ligue para o entrevistado com o auxílio dos pais/responsáveis):
- Você acessa a Internet pela televisão?
-  Você usa a Internet pelo celular?
- Você acessa a Internet por computador ou tablet?
- Você usa a Internet para assistir vídeos, séries e filmes?

- Em qual a faixa etária se encontra a pessoa entrevistada: 10 a 20 anos / 21 a 35 anos / 36 a 50 anos / 51 a 80 anos?


3a Etapa: 

Professor(a), observe que:

- As respostas das perguntas serão compostas por SIM ou NÃO;
- E a quantidade de pessoas em cada faixa etária.
Sendo assim, nesta etapa, cada aluno deverá criar um gráfico de colunas que reflita a resposta do
entrevistado. Na construção do gráfico, oriente os alunos para:
- Determinar cores diferentes para cada coluna;
- Colocar o título do gráfico, o título para o eixo vertical, o título do eixo horizontal, o título de
cada coluna, as legendas e a fonte da informação.

OBSERVAÇÔES:
- Professor(a), solicite que os alunos fotografem e te encaminhem os gráficos construídos;
- Professor(a), pesquise na Internet sobre ferramentas para criação de blogs. No geral, são
gratuitas e de fácil uso. Crie um blog e coloque os gráficos e informe aos alunos como
acessar para que todos vejam os trabalhos produzidos, ou cole no mural da sala.
- Você pode realizar esta atividade sem a necessidade de criação e postagem no blog;
- Divulgue a publicação “Clube dos Curiosos” para estimular o interesse por informações sobre o país;
- Para se atualizar sobre gráficos, acesse o link “Principais tipos de gráficos para a educação
básica”
- Para conhecer mais sobre a pesquisa realizada pelo IBGE sobre o uso da Internet nos domicílios do país, clique em “PNAD Contínua TIC 2019”.