Segurança no Trânsito

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos

  • Realizar pesquisa sobre segurança e prevenção de acidentes no trânsito com uso de gráficos, média e moda estatística.

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Construção de gráficos;
  • Média, Moda.

Recursos

  • Computador, Internet, lápis, caderno, folha A4. 

1a Etapa: 

  • Prezado(a) professor(a), a Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019, revelou, nas ocasiões de lesões corporais causadas por acidentes, que o automóvel está em segundo lugar e a motocicleta está no primeiro. Dentre os acidentados, 579 mil tiveram sequelas permanentes;
  • Utilize os gráficos abaixo para introduzir o assunto e iniciar uma conversa com os alunos sobre os acidentes de trânsito. Converse com os alunos sobre a importância de seguir as regras de trânsito tanto para os pedestres quanto para motoristas comuns e profissionais;
  • Destaque as características dos gráficos: título do gráfico, dos eixos e das colunas ou barras, além da fonte da consulta e da importância da pesquisa para a realização de campanhas de prevenção de lesões em acidentes.

 

2a Etapa: 

  • Professor(a), solicite permissão para a escola e leve a turma para observar o trânsito que flui ao redor da escola. Peça que eles observem:
    • Quantas pessoas estão usando cinto de segurança?
    • Quantas são homens e quantas são mulheres?
  • Caso não seja possível essa observação do trânsito na própria escola, solicite que o aluno faça essa mesma pesquisa observando os veículos nas vias durante o trajeto de ida para a escola.

3a Etapa: 

  • Professor(a), nessa etapa, os alunos devem um gráfico de colunas onde cada coluna reflita as respostas das solicitações da Etapa 2. Destaque, ainda, a importância do gráfico possuir título, título das colunas, títulos dos eixos, fonte da pesquisa;
  • Solicite, ainda, que indiquem a média e a moda para cada pergunta, e;
  • Em uma folha de caderno ou A4, coloque o gráfico, destaque a média e a moda caso sua turma já esteja trabalhando com esses conteúdos. Inclua uma frase sobre prevenção de acidentes no trânsito;
  • Coloque no quadro da sala ou crie um blog para que os alunos acessem e comentem.

 

OBSERVAÇÕES:

Links: