Deslocamento para o Trabalho ou Estudo

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Objetivos

  • Contextualizado pelas informações sobre o tempo gasto no trajeto para o trabalho, os alunos realizarão pesquisa sobre tempo gasto no trajeto para a escola e utilizarão ferramentas estatísticas para disseminar as informações com os colegas.

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Construção de gráfico;
  • Elaboração de pesquisa;
  • Média, moda, mediana.

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

  • Prezado(a) Professor(a), os gráficos abaixo da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019, informam os grupos daqueles que realizam o trajeto de ida e volta do trabalho, dentre os 85 milhões de trabalhadores brasileiros;
  • Junto aos alunos, leia as informações do texto e dos gráficos abaixo destacando a importância das informações estatísticas para o desenvolvimento da sociedade e as características de construção dos gráficos: titulo do gráfico, títulos dos eixos, das barras e das fontes das informações.
  • "Em 2019, cerca de 86,6% das pessoas de 15 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, se deslocavam de casa para o trabalho (ou 85,7 milhões de trabalhadores). O tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho dessas pessoas ocupadas (somando-se os trajetos de ida e volta) era de 4,8 horas semanais, sendo 4,9 horas em área urbana e 3,5 horas em área rural. A média semanal desse tempo de deslocamento para as pessoas pretas (5,6 horas) era superior à das pardas (4,9 horas) e das brancas (4,4 horas)." (trecho retirado da matéria da Agência IBGE Notícias)


2a Etapa: 
 

  • Professor(a), divida a turma em grupos e peça que respondam:
    • Qual tempo gasto para ir e voltar da escola?

3a Etapa: 

  • Professor(a), determine que os alunos calculem, com as informações respondidas na Etapa 2, a média aritmética das horas no transporte, a moda e a mediana;
  • Determine, ainda, que façam um gráfico de colunas contendo informações das horas gastas por cada um dos cinco, da média aritmética, da moda e da mediana calculadas;
  • Crie um blog  ou um mural com a turma divulgando os gráficos dos alunos para que todos tenham acesso.

Complementando: