A televisão nos lares

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos;

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos

  • Realizar pesquisa, no ambiente familiar, sobre os televisores de tela fina e de tubo.

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Construção de gráfico pictórico de colunas;

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

  • Professor(a), os televisores estão em mais de 70 milhões das casas dos brasileiros, seja na cidade ou na área rural, principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e, em média, as casas com televisores apresentam um rendimento médio por pessoa de R$ 1440,00 enquanto que os lares que não possuem televisores tem rendimento médio de R$ 772,00 conforme comprovou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE. (Informações retiradas da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua TIC 2019)
  • O gráfico abaixo mostra algumas informações dos televisores existentes nas casas. Leia o gráfico, juntamente com os alunos, atentando para as características dos televisores e incentivando os alunos a compararem com os televisores existentes nas casas dos avós.

  • Converse, ainda, sobre a importância dos televisores na sociedade.

 2a Etapa: 

 Agora é a hora da pesquisa:

  • Uma das principais mudanças nos televisores é em relação a sua tela: uns são de tela fina outros são, ou eram, de tubo;
  • Professor(a), forme grupos com até 5 alunos e solicite que pergunte aos avós (ou a outros idosos próximos) quais eram os tipos de televisores que eles já possuíram, seja de tela fina ou de tubo;
  • Solicite que façam um gráfico pictórico de colunas com uma coluna para os televisores tela fina e outra para os televisores de tubo.

Observações:

  • Professor(a), solicite ao Professor de Artes que trabalhe com os alunos a criação de uma figura que represente um televisor de tela fina e de um televisor de tubo para os alunos utilizarem nos gráficos pictóricos, ou faça uma pesquisa na Internet sobre as imagens;

Links: