Segurança no trânsito: simulando situações

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos

  • Simular o comportamento de grupos de pessoas quando juntas em situação de trânsito.

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Análise sintética;
  • Simulação para a aprendizagem.

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa:  

Prezado(a) Professor(a), a Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019, revelou que quase metade das pessoas que viajam no banco de trás dos automóveis não usam o cinto de segurança e quando viajam de carona em motos não usam capacetes.

  • Junto com os alunos, leia as informações dos gráficos abaixo e converse  sobre o tema. Destaque as características dos gráficos: título do gráfico, dos eixos e das colunas ou barras, além da fonte da consulta e da importância da pesquisa para a realização de campanhas de prevenção de lesões em acidentes.

2a Etapa: 

  • Professor(a), divida a turma em grupos. Cada grupo irá simular o comportamento de pessoas, em um passeio na cidade. Cada grupo deverá pertencer a uma das categorias abaixo:
    • Somente homens;
    • Somente mulheres;
    • Pessoas com idade entre 18 a 29 anos, de ambos os sexos;
    • Pessoas com idade entre 30 a 39 anos, de ambos os sexos;
    • Pessoas com idade entre 40 a 59 anos, de ambos os sexos;
    • Pessoas com idade entre 60 anos ou mais, de ambos os sexos.
  • Professor(a), faça máscaras de papel para que cada componente utilize. Peça auxílio aos professores da Disciplina de Arte;
  • Com o auxílio de cadeiras, simule o ambiente interno de um veículo. Use tiras de papel para simular o cinto de segurança;
  • Converse com os alunos sobre os comportamentos de cada grupo representado nos gráficos.
  • Simule o passeio pela cidade;
  • Durante a apresentação de cada grupo, peça que os outros alunos que estão observando anotem quais seriam as prováveis situações que causariam um acidente no trânsito.

3a Etapa: 

  • Após as apresentações, abra um debate com os alunos, direcionando a conversa para importância da valorização da vida através da prevenção dos acidentes no trânsito.
  • Professor(a), se a simulação foi fotografada ou filmada, crie um blog e insira as imagens ou vídeos produzidos, compartilhando com os alunos e analisando e permitindo que insiram comentários sobre as diversas situações. Consulte a escola sobre questões de preservação de direitos de imagem;
  • Em tempo de pandemia, a atividade pode ser realizada com a família do aluno. Nesse caso, solicite que o aluno escreva um pequeno relato sobre a simulação.

OBSERVAÇÕES:

Links: