Refletindo sobre o lixo eletrônico

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Objetivos

  • Redigir texto com informações sobre lixo eletrônico contextualizado pelas informações sobre eletrônicos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – TIC 2019.

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Redação de Texto;

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

  • Caro(a) professor(a), no período da pandemia de COVID-19 a, os microcomputadores, tablets, notebooks e celulares, para muitas pessoas, vêm sendo importantes para as atividades de estudo e trabalho e, em especial, os celulares com acesso à Internet. Apresente para a turma alguns dados sobre a existência de dispositivos nos domicílios brasileiros. Os anos de 2018 e 2019 apresentaram uma pequena diminuição percentual da quantidade desses eletrônicos nos lares. 
  • "No País, em 2019, esse rendimento foi de R$ 789, para os domicílios que não tinham microcomputador nem tablet, e de R$ 2 183, para os que tinham pelo menos um deles. O rendimento médio nos domicílios somente com tablet (R$ 1 067) ficou 42,4% menor daquele nos que tinham somente microcomputador (R$ 1 851) e alcançou R$ 3 573 nos domicílios que tinham ambos os equipamentos."
  • Essas informações foram pesquisadas e divulgadas pelo IBGE através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - TIC 2019.

2a Etapa: 

  • Professor(a), considerando as informações da Etapa 01 e os gráficos, converse com os alunos sobre o lixo eletrônico, um problema que representa um grande desafio ambiental para o planeta.
  • Motive os alunos a pesquisarem sobre o tema. Sugerimos os seguintes tópicos:
    • Descarte de pilhas, baterias, celulares, TVs e outros eletrônicos no lixo comum e seus efeitos no meio-ambiente. Sugerimos que, neste tópico, seja providenciado uma palestra com o Professor de Ciências;
    • Real necessidade de troca de aparelhos celulares;
    • Desigualdades de acesso ao mundo digital.

3a Etapa: 

  • Professor(a), solicite que os alunos desenvolvam um texto dissertativo argumentativo, considerando informações da Etapa 01 e da Etapa 02;
  • Considere a construção do texto em grupos de alunos com 3 componentes.
  • Construa um Blog para inserir o texto dos alunos e permitir a leitura pelos colegas.

OBSERVAÇÕES: Para acessar os resultados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – TIC 2019.