A escola e o bullying

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

Objetivos

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Elaboração de texto colaborativo

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

  • A prática do bullying na escola tem sido fator de grandes problemas entre os estudantes, nas escolas públicas e nas escolas privadas. O IBGE realizou uma pesquisa com os estudantes em 2019: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE;
  • Da pesquisa, destacamos: “Sobre ser esculachado, zoado, mangado, intimidado ou caçoado pelos colegas tanto que ficaram magoados, incomodados, aborrecidos, ofendidos ou humilhados, 23,0% dos escolares afirmaram que duas ou mais vezes se sentiram humilhados por provocações dos colegas nos 30 dias anteriores à pesquisa”.
  • Observe o gráfico abaixo, destaque as características do gráfico, como: títulos dos eixos, títulos das colunas, título do gráfico, escala e fonte da informação.

 

2a Etapa: 

  • Professor(a), converse com os alunos sobre o tema bullying, considerando as informações e o gráfico da Etapa 01;
  • Organize a turma em grupos e peça que elaborem um texto coletivo considerando as informações e o gráfico da Etapa 01 e a conversa realizada em sala de aula;
  • Coloque o texto no mural da sala ou crie um blog para que todos tenham acesso aos textos produzidos pelos alunos.
    • Nesta etapa, o(a) professor(a) pode solicitar auxílio da disciplina de Português.

Complementando:

Publicação completa com os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar