As mulheres e a educação
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. |
Objetivos
- Trabalhar a leitura de gráficos pictóricos e valores relativos.
Conteúdos
- Construção de Texto Colaborativo;
- Gráficos de barras horizontais;
- Gráfico de linhas;
Recursos
- Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
1a Etapa:
- Prezado(a) Professor(a), o IBGE realizou, em 2021, a segunda edição do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil - 3ª edição. Os gráficos abaixo mostram a participação das mulheres na Educação:
2a Etapa:
- Professor(a), converse com os alunos sobre a estrutura dos gráficos acima, destacando, o título do gráfico, títulos das barras horizontais, legendas e fontes;
- Converse com os alunos sobre:
- Frequência das mulheres por nível de ensino;
- Quantidade de mulheres maior que de homens no ensino superior;
- A importância da educação para o exercício da cidadania.
3a Etapa:
- Faça grupos com até 3 alunos para que façam um texto dissertativo colaborativo referente às mulheres na educação, tendo como base as informações dos gráficos da Etapa 01 e do debate com os alunos na Etapa 02.
Saiba mais:
- Estimule a turma a conhecer a publicação completa: Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. - 3ª edição