As mulheres e a educação

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Objetivos

  • Trabalhar a leitura de gráficos pictóricos e valores relativos.

Conteúdos

  • Construção de Texto Colaborativo;
  • Gráficos de barras horizontais;
  • Gráfico de linhas;

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

 

2a Etapa: 

  • Professor(a), converse com os alunos sobre a estrutura dos gráficos acima, destacando, o título do gráfico, títulos das barras horizontais, legendas e fontes;
  • Converse com os alunos sobre:
    • Frequência das mulheres por nível de ensino;
    • Quantidade de mulheres maior que de homens no ensino superior;
    • A importância da educação para o exercício da cidadania.

3a Etapa: 

  • Faça grupos com até 3 alunos para que façam um texto dissertativo colaborativo referente às mulheres na educação, tendo como base as informações dos gráficos da Etapa 01 e do debate com os alunos na Etapa 02.

Saiba mais: