Informações sobre línguas Indígenas

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Objetivos

  • Conhecer as línguas indígenas e sua utilização pelos povos indígenas do Brasil e pesquisar sua integração no idioma Português brasileiro.

Conteúdos

  • Leitura de tabela;
  • Construção de tabela;
  • Leitura de gráfico de barras.

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

  • Prezado(a) Professor(a), conforme a publicação “Características Gerais dos Povos Indígenas”, o Censo Demográfico de 2010 revelou que:
    • Existem 305 etnias indígenas;
    • No Brasil, para as pessoas indígenas de 5 anos ou mais de idade, foram contabilizadas 274 línguas indígenas faladas no Território Nacional,
    • O Censo Demográfico 2010 revelou que 37,4% dos indígenas de 5 anos ou mais de idade declararam falar uma língua indígena: dentro das terras, 57,3% e, fora delas, somente 12,7% ainda eram falantes. Para esse contingente de indígenas investigados em 2010, 76,9% falavam português, sendo que fora das terras praticamente todos os indígenas falavam português;
    • A língua declarada com maior número de falantes indígenas de 5 anos ou mais de idade foi a língua Tikúna, tanto dentro quanto fora das terras;
    • No Brasil, são faladas diversas línguas indígenas e variações, por pessoas que moram dentro e fora das terras indígenas; conforme quadro apresentado na próxima etapa.
    • Pesquise com seus alunos informações sobre os indígenas no Censo Demográfico de 2010 através do site dedicado à temática no Portal do IBGE.

 

2a Etapa: 

 

  • Professor(a), converse com os alunos sobre a tabela e o gráfico, destacando suas características como: títulos, títulos das colunas, títulos dos eixos, escala e legenda;
  • Considerando as informações da Etapa 01, da tabela e do gráfico, converse com os alunos destacando:
    • As diversas línguas indígenas;
    • A quantidade de falantes de algumas línguas;
    • Os locais onde os indígenas residem;
    • As palavras indígenas incorporadas ao idioma Português;
  • Convide docentes de Geografia e História para complementar as informações sobre os povos indígenas;

3a Etapa: 

  • Professor(a), determine que os alunos pesquisem quais palavras indígenas os pais, e os avós,  conhecem que estão incorporadas ao idioma Português e onde são utilizadas (alimentos, lugares, objetos, etc);
  • Peça que os alunos façam uma tabela com duas colunas: uma contendo a palavra e outra contendo onde a palavra é usada.
  • Reforce para os alunos, qual é a estrutura de uma tabela: Título da tabela, título das colunas e fonte.