Indígenas no Brasil
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: | |
(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. (EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa, de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise. |
Objetivos
- Construir texto dissertativo argumentativo considerando as características de moradia dos indígenas no Brasil.
Conteúdos
- Leitura de tabela;
- Leitura de gráficos;
- Elaboração de Texto coletivo.
Recursos
- Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
1a Etapa:
- Prezado(a) Professor(a), conforme a publicação “Características Gerais dos Povos Indígenas”, o Censo Demográfico de 2010 revelou que:
- Foram contabilizadas 305 etnias;
- Há uma ampla base na pirâmide etária que vai reduzindo à medida que a idade aumenta;
- O número de homens supera o de mulheres na maioria das terras indígenas;
- O analfabetismo é maior entre as mulheres;
- Proponha aos alunos a leitura do informativo Brasil Indígena com mais informações coletadas no Censo 2010: Frente: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/folder_indigenas_web.pdf; Verso: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/verso_mapa_web.pdf
- Outras informações também podem ser encontradas no site dedicado ao tema no Portal do IBGE.
2a Etapa:
Professor(a), converse com os alunos sobre a tabela e o gráfico, destacando suas características como: títulos, títulos das colunas, títulos dos eixos, escala e legenda;
- Considerando as informações das etapas anteriores, converse com os alunos destacando:
- As condições de moradia dos indígenas;
- Os recursos econômicos;
- A relação entre condições de moradia e resistências a doenças;
- As diferentes etnias presentes no Brasil;
- O número de indígenas em relação à população total do Brasil;
- O conhecimento dos diferentes povos indígenas sobre a fauna e a flora;
- A diversidade cultural dos povos indígenas.
- Convide docentes de Geografia e História para complementar as informações sobre os povos indígenas;
3a Etapa:
- Professor(a), divida a turma em grupos para que, com base nas informações das etapas anteriores, construam um texto dissertativo argumentativo sobre as condições de moradia dos indígenas no Brasil e seus modos de vida.