Indígenas no Brasil

 Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa, de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.

Objetivos

  • Construir texto dissertativo argumentativo considerando as características de moradia dos indígenas no Brasil.

Conteúdos

  • Leitura de tabela;
  • Leitura de gráficos;
  • Elaboração de Texto coletivo.

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

1a Etapa: 

2a Etapa: 

Professor(a), converse com os alunos sobre a tabela e o gráfico, destacando suas características como: títulos, títulos das colunas, títulos dos eixos, escala e legenda;

  • Considerando as informações das etapas anteriores, converse com os alunos destacando:
    • As condições de moradia dos indígenas;
    • Os recursos econômicos;
    • A relação entre condições de moradia e resistências a doenças;
    • As diferentes etnias presentes no Brasil;
    • O número de indígenas em relação à população total do Brasil;
    • O conhecimento dos diferentes povos indígenas sobre a fauna e a flora;
    • A diversidade cultural dos povos indígenas.
  • Convide docentes de Geografia e História para complementar as informações sobre os povos indígenas;

3a Etapa: 

  • Professor(a), divida a turma em grupos para que, com base nas informações das etapas anteriores, construam um texto dissertativo argumentativo  sobre as condições de moradia dos indígenas no Brasil e seus modos de vida.