População e Culturas Indígenas
População e Culturas Indígenas |
|
Indicação de ano |
Ensino Fundamental I |
Título |
População e Cultura Indígenas |
Descrição |
Nesta atividade, os alunos conhecerão as características dos domicílios dos indígenas brasileiros através da divulgação do Censo Demográfico 2022 e debaterão como a cultura indígena faz parte da cultura do Brasil |
Palavras-chave |
Domicílios, Indígenas, Censo 2022 |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
|
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos
-
Construir tabela colaborativa com o tema População Indígena no Brasil.
Conteúdos
-
Leitura de Gráficos;
-
Leitura de texto estatístico;
-
Elaboração de Tabelas;
Recursos
-
Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
-
Destaques do Censo Demográfico em 2022 que incluiu a população indígena do Brasil, podem ser encontradas na publicação “Segunda apuração – Censo Demográfico 2022 – Indígenas".
-
1.227.642 (total de pessoas que declararam o seu pertencimento étnico por meio do quesito de cor ou raça) + 467.194 (o total daquelas que declararam o seu pertencimento étnico indígena com base na pergunta: Se considera indígena?) = 1.694.836, ou 0,8% da população total (203.080.756).
-
O quantitativo de indígenas vivendo dentro das Terras Indígenas é de 622.844 pessoas. E fora dessas terras é de 1.071.992 (página 95).
-
Foram identificados 6.245 agrupamentos indígenas no País, sendo 1.023 fora de Terras Indígenas oficialmente delimitadas (página 16).
-
-
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), distribua aos alunos os destaques e o gráfico da seção de recursos acima. Aconselhamos que o uso de projetor para que todos os alunos visualizem o gráfico. Destaque as características do gráfico, como: título do gráfico, das colunas e os eixos, legendas e fontes.
Durante a leitura do gráfico, sugerimos que incentive o aluno a realizar a leitura por extenso dos valores e, ainda, investigar os processos de composição e decomposição dos números do sistema decimal.
2ª Etapa:
-
Considerando as informações do destaque distribuídas para os alunos, converse com os discentes sobre a população indígena no Brasil e suas características, destacando seu modo de vida e relação com a natureza.
-
Após o debate, faça grupos de alunos e determine que construam uma tabela com duas colunas: a 1ª será um nome indígena e a 2ª será o local onde foi utilizado.
-
Sugerimos que o professor exiba as tabelas criadas pelos alunos no quadro de avisos da sala.
Observações:
-
Publicação: “Censo Demográfico 2022 – Indígenas – Segunda apuração”. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3103/cd_2022_indigenas.pdf >. Acesso em: Mar. 2024;
-
Vídeo do IBGE Explica sobre os Indígenas no Censo 2022: < https://www.youtube.com/watch?v=3UkZUY4KNJY >.