População e Culturas Indígenas

 

População e Culturas Indígenas

Indicação de ano

Ensino Fundamental I

Título

População e Cultura Indígenas

Descrição

Nesta atividade, os alunos conhecerão as características dos domicílios dos indígenas brasileiros através da divulgação do Censo Demográfico 2022 e debaterão como a cultura indígena faz parte da cultura do Brasil

Palavras-chave

Domicílios, Indígenas, Censo 2022

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos

  • Construir tabela colaborativa com o tema População Indígena no Brasil.

Conteúdos

  • Leitura de Gráficos;

  • Leitura de texto estatístico;

  • Elaboração de Tabelas;

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

    • Destaques do Censo Demográfico em 2022 que incluiu a população indígena do Brasil, podem ser encontradas na publicação “Segunda apuração – Censo Demográfico 2022 – Indígenas".

      • 1.227.642 (total de pessoas que declararam o seu pertencimento étnico por meio do quesito de cor ou raça) + 467.194 (o total daquelas que declararam o seu pertencimento étnico indígena com base na pergunta: Se considera indígena?) = 1.694.836, ou 0,8% da população total (203.080.756).

      • O quantitativo de indígenas vivendo dentro das Terras Indígenas é de 622.844 pessoas. E fora dessas terras é de 1.071.992 (página 95).

      • Foram identificados 6.245 agrupamentos indígenas no País, sendo 1.023 fora de Terras Indígenas oficialmente delimitadas (página 16).

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua aos alunos os destaques e o gráfico da seção de recursos acima. Aconselhamos que o uso de projetor para que todos os alunos visualizem o gráfico. Destaque as características do gráfico, como: título do gráfico, das colunas e os eixos, legendas e fontes.

Durante a leitura do gráfico, sugerimos que incentive o aluno a realizar a leitura por extenso dos valores e, ainda, investigar os processos de composição e decomposição dos números do sistema decimal.

 Etapa: 

  • Considerando as informações do destaque distribuídas para os alunos, converse com os discentes sobre a população indígena no Brasil e suas características, destacando seu modo de vida e relação com a natureza.

  • Após o debate, faça grupos de alunos e determine que construam uma tabela com duas colunas: a 1ª será um nome indígena e a 2ª será o local onde foi utilizado.

  • Sugerimos que o professor exiba as tabelas criadas pelos alunos no quadro de avisos da sala.

 

Observações: