A População em Domicílios Coletivos no Brasil

A População em Domicílios Coletivos no Brasil

Indicação de ano

Ensino Fundamental II

Descrição

Nesta atividade, os alunos conhecerão as características dos domicílios coletivos brasileiros através da divulgação do Censo Demográfico 2022

Palavras-chave

Letramento, Gráfico, Domicílios Coletivos

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF08MA26Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada.

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

 

 Objetivos

  • Compreender e analisar dados estatísticos sobre a população brasileira.

  •  Desenvolver habilidades de interpretação de gráficos e tabelas.

  •  Estimular o pensamento crítico sobre diferentes tipos de moradias e as condições de vida em domicílios coletivos.

  •  Construir infográfico com imagens das edificações da rua do estudante.

 

Conteúdos

  • Gráfico;

  •  Pesquisa;

  •  Porcentagem.

 

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

  •  Destaques do Censo Demográfico em 2022 que incluiu “Tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos”. 

    • O Censo Demográfico 2022 registrou uma população de 837 mil pessoas residindo em domicílios coletivos, representando 0,4% da população total do Brasil.

    • “Penitenciária, centro de detenção e similar”, registrou 479 mil pessoas;

    • “Asilo ou outra instituição de longa permanência para idosos”, registrou 161 mil pessoas;

    • “Hotel ou pensão”, com 46 mil;

    •  “Alojamento”, com 30 mil;

    •  “Clínica psiquiátrica, comunidade terapêutica e similar”, com 24 mil;

    •  “Abrigo, casas de passagem ou república assistencial para outros grupos vulneráveis”, com 24 mil;

    •  “Orfanato e similar”, com 14 mil;

    •  “Abrigo, albergue ou casa de passagem para população em situação de rua”, com 11 mil;

    •  “Unidade de internação de menores”, com 8 mil;

    •  “Quartel ou outra organização militar”, com 1 mil;

    •  A categoria “Outro domicílio coletivo”, reunindo todos os casos não abarcados pelas categorias anteriores, registrou 38 mil moradores.

  • Prezado(a) Professor(a), distribua aos alunos os destaques e o gráfico desta seção de recursos.

 

 

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a):

  • Apresente aos alunos o conceito de "domicílio coletivo" e os diferentes tipos de moradias coletivas mencionadas no Censo 2022.

  • Discuta brevemente as categorias principais: penitenciárias, asilos, hotéis, alojamentos, abrigos, entre outros.

  •  Pergunte aos alunos o que eles imaginam sobre a vida nesses tipos de residências e qual o impacto social que essas moradias têm.

 

2a Etapa:  

  • Separe os alunos em grupo e, considerando as informações do gráfico e do destaque distribuídas para os alunos: 

    • Determine aos alunos que calculem as porcentagens de cada grupo em relação ao total de domicílios coletivos e à população brasileira (reforçando conceitos matemáticos).

    •  Solicite que os alunos respondam às seguintes perguntas:

      • Qual o tipo de domicílio coletivo que abriga mais pessoas? Qual o menos populoso?
      • Qual a porcentagem de pessoas que vivem em asilos em relação ao total de domicílios coletivos? E em relação à população total do Brasil?
      • Como você explicaria a distribuição desigual entre os diferentes tipos de moradias coletivas?

 

3a Etapa:  

  • Peça aos alunos que escolham um tipo de domicílio coletivo e criem uma apresentação (pode ser um cartaz, vídeo ou slide) explicando as condições de vida desse grupo. Eles devem incluir sugestões de como a sociedade pode apoiar melhor esses cidadãos.

  •  Eles podem realizar uma pequena pesquisa sobre ações sociais ou programas governamentais que apoiem esses grupos, conectando a teoria à prática.

 

Observações: