Turismo e Realidades Sociais no Brasil

 

Turismo e Realidades Sociais no Brasil

Indicação de ano

Ensino Médio

Descrição

Nesta atividade, os alunos conhecerão as características de realização do turismo, um lazer de destaque na sociedade, através das informações da PNADC.

Palavras-chave

Letramento, Gráfico, Turismo, Viagens

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.

 

 Objetivos

  • Compreender e analisar dados estatísticos sobre viagens e domicílios no Brasil.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de gráficos e percentuais.

  • Estimular a reflexão sobre desigualdade econômica e seus impactos no turismo e na mobilidade social.

  • Relacionar os dados sobre viagens com fatores econômicos, sociais e regionais do Brasil.

 

Conteúdos

  • Gráfico;

  •  Pesquisa;

  •  Porcentagem.

 

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel.

  • Destaques da publicação “Turismo 2023: PNADC”. (colocar no título o link: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102116_informativo.pdf >).

    • Em 2023 foram estimados 77,4 milhões de domicílios particulares permanentes no Brasil. O turismo apresentou recuperação no ano de 2023 em 15,3 milhões de domicílios, ou 19,8% do total, houve ocorrência de viagem de moradores;

    • O percentual de ocorrência de viagem foi diretamente proporcional ao rendimento domiciliar per capita;

    • Dentre os mais de 15 milhões de domicílios em que ocorreram viagens, no ano de 2023, em 73,7% deles houve ocorrência de 1 viagem de algum morador nos últimos três meses;

    • No ano de 2023, dos mais de 62 milhões de domicílios em que não houve viagem:

      • em 24,9 milhões de domicílios não houve viagem por falta de dinheiro (40,1%);

      • em 11,0 milhões por falta de tempo (17,8%);

      • em 19,1% do total de domicílios não houve viagem.

    • As viagens de avião em 2023 chegaram a 13,7%;

    • Origem das viagens, por Regiões:

      • Sudeste, com 45,9%;

      • Nordeste, com 22,0%;

      • Sul com 17,1%;

      • Centro-Oeste, 8,2% e;

      • Norte, com 6,8%.

    • Destino das viagens, por Regiões:

      • Sudeste (43,4%),

      • Nordeste (25,3%);

      • Regiões Sul (17,4%);

      • Centro-Oeste (7,5%),

      • Norte (6,4%)

 

 

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua aos alunos os destaques e o gráfico desta seção de recursos.

  • Organize os alunos em grupos.

  • Realize uma breve explicação sobre a importância do turismo e como ele pode ser um indicador econômico e social. Explicar que o turismo está diretamente relacionado à renda, tempo disponível e outras condições, como saúde e prioridades.

  • Solicite aos alunos que calculem as porcentagens de diferentes dados, como:

    • Quantos domicílios representam o total em que ocorreram viagens?

    • Qual é a relação entre a renda per capita e a frequência de viagens?

    • Quantos domicílios tiveram uma viagem nos últimos três meses e qual a proporção em relação aos demais tipos de domicílios?

  • Determine que os alunos respondam:

    • Por que a maior parte das viagens ocorre em domicílios com rendimentos superiores a dois salários mínimos?

    • Como a renda afeta as decisões sobre viagens no Brasil?

 

2a Etapa:  

  • Proponha ao grupo um debate em classe, abordando os seguintes temas:

    • Desigualdade de renda: O que os dados sobre a ausência de viagens por falta de dinheiro nos dizem sobre a desigualdade social no Brasil?

    • Mobilidade social e regional: Como o turismo pode ser um reflexo da mobilidade regional e econômica no país?

    • Fatores culturais e econômicos: Por que algumas regiões do Brasil apresentam maior número de viagens? Quais fatores contribuem para que o Sudeste e o Nordeste sejam as regiões com mais viagens?

 

3a Etapa:  

  • Peça a cada grupo que escolhe uma região do Brasil e elabore uma apresentação sobre:

    • O perfil de renda e o impacto econômico na região escolhida.

    • As principais motivações para viagens, os destinos populares e os meios de transporte mais utilizados.

    • Os desafios enfrentados pelos moradores daquela região no que diz respeito à mobilidade e ao turismo.

  • Eles podem utilizar os dados fornecidos, além de realizar pesquisas sobre características turísticas, econômicas e sociais da região.