Turismo e Realidades Sociais no Brasil
Turismo e Realidades Sociais no Brasil |
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Indicação de ano |
Ensino Médio |
Descrição |
Nesta atividade, os alunos conhecerão as características de realização do turismo, um lazer de destaque na sociedade, através das informações da PNADC. |
Palavras-chave |
Letramento, Gráfico, Turismo, Viagens |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra. |
Objetivos
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Compreender e analisar dados estatísticos sobre viagens e domicílios no Brasil.
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Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de gráficos e percentuais.
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Estimular a reflexão sobre desigualdade econômica e seus impactos no turismo e na mobilidade social.
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Relacionar os dados sobre viagens com fatores econômicos, sociais e regionais do Brasil.
Conteúdos
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Gráfico;
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Pesquisa;
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Porcentagem.
Recursos
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Computador, Internet, TICs, lápis, papel.
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Destaques da publicação “Turismo 2023: PNADC”. (colocar no título o link: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102116_informativo.pdf >).
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Em 2023 foram estimados 77,4 milhões de domicílios particulares permanentes no Brasil. O turismo apresentou recuperação no ano de 2023 em 15,3 milhões de domicílios, ou 19,8% do total, houve ocorrência de viagem de moradores;
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O percentual de ocorrência de viagem foi diretamente proporcional ao rendimento domiciliar per capita;
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Dentre os mais de 15 milhões de domicílios em que ocorreram viagens, no ano de 2023, em 73,7% deles houve ocorrência de 1 viagem de algum morador nos últimos três meses;
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No ano de 2023, dos mais de 62 milhões de domicílios em que não houve viagem:
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em 24,9 milhões de domicílios não houve viagem por falta de dinheiro (40,1%);
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em 11,0 milhões por falta de tempo (17,8%);
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em 19,1% do total de domicílios não houve viagem.
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As viagens de avião em 2023 chegaram a 13,7%;
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Origem das viagens, por Regiões:
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Sudeste, com 45,9%;
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Nordeste, com 22,0%;
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Sul com 17,1%;
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Centro-Oeste, 8,2% e;
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Norte, com 6,8%.
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Destino das viagens, por Regiões:
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Sudeste (43,4%),
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Nordeste (25,3%);
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Regiões Sul (17,4%);
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Centro-Oeste (7,5%),
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Norte (6,4%)
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1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), distribua aos alunos os destaques e o gráfico desta seção de recursos.
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Organize os alunos em grupos.
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Realize uma breve explicação sobre a importância do turismo e como ele pode ser um indicador econômico e social. Explicar que o turismo está diretamente relacionado à renda, tempo disponível e outras condições, como saúde e prioridades.
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Solicite aos alunos que calculem as porcentagens de diferentes dados, como:
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Quantos domicílios representam o total em que ocorreram viagens?
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Qual é a relação entre a renda per capita e a frequência de viagens?
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Quantos domicílios tiveram uma viagem nos últimos três meses e qual a proporção em relação aos demais tipos de domicílios?
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Determine que os alunos respondam:
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Por que a maior parte das viagens ocorre em domicílios com rendimentos superiores a dois salários mínimos?
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Como a renda afeta as decisões sobre viagens no Brasil?
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2a Etapa:
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Proponha ao grupo um debate em classe, abordando os seguintes temas:
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Desigualdade de renda: O que os dados sobre a ausência de viagens por falta de dinheiro nos dizem sobre a desigualdade social no Brasil?
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Mobilidade social e regional: Como o turismo pode ser um reflexo da mobilidade regional e econômica no país?
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Fatores culturais e econômicos: Por que algumas regiões do Brasil apresentam maior número de viagens? Quais fatores contribuem para que o Sudeste e o Nordeste sejam as regiões com mais viagens?
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3a Etapa:
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Peça a cada grupo que escolhe uma região do Brasil e elabore uma apresentação sobre:
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O perfil de renda e o impacto econômico na região escolhida.
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As principais motivações para viagens, os destinos populares e os meios de transporte mais utilizados.
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Os desafios enfrentados pelos moradores daquela região no que diz respeito à mobilidade e ao turismo.
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Eles podem utilizar os dados fornecidos, além de realizar pesquisas sobre características turísticas, econômicas e sociais da região.