Gráfico dos estados emocionais dos alunos

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivos:

  • Realizar, juntamente com a professora e os colegas, a identificação de suas emoções no momento da atividade;
  • Construir, coletivamente, um gráfico com informações sobre as emoções de cada aluno da turma;
  • Comparar as diferentes emoções entre os alunos; e
  • Participar de roda de conversa sobre emoções e sentimentos.

Conteúdos:

  • Coleta, registro e comparação de informações; e
  • Elaboração de gráfico

Materiais:

Folhas de papel pardo, cartões com imagens representativas de emoções, tesoura, cola e caneta hidrocor. Esses materiais serão usados para a confecção do gráfico.

1ª etapa

  • Professor (a), converse com sua turma sobre emoções. Fale sobre a ideia geral de emoção, que é uma resposta (mental e fisiológica) dos seres humanos frente a estímulos ambientais e cognitivos.
  • Fale sobre algumas emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva.
  • Distribua um cartão dos estados emocionais para cada aluno (imagem abaixo) e peça que identifiquem com qual carinha e emoção mais de identificam no dia de hoje. Peça para recortarem essa carinha.

 

2ª etapa

  • Agora é hora de montar o gráfico com as carinhas recortadas junto com a turma.
  • Após montarem o gráfico, disponha as crianças em círculo para fazerem uma roda de conversa.
  • Contem juntos qual dos estados emocionais estão sendo mais sentidos pelas crianças hoje. Levante os seguintes temas para serem conversados com os alunos:
  1. O que te deixa feliz? O que você gosta de fazer quando está feliz? Como podemos fazer mais coisas que nos deixam felizes?
  2. O que te deixa triste? O que você faz quando fica triste? O que podemos fazer para melhorar nosso humor quando estamos tristes? Como podemos evitar o que nos deixa tristes?
  3. O que te deixa com raiva? O que você faz quando está com raiva? O que podemos fazer para ficarmos mais calmos quando estamos com raiva?
  4. O que te deixa calmo? O que você faz quando está calmo? Como podemos fazer mais coisas que nos deixam calmos?
  5. O que te deixa agitado? O que você faz quando está agitado? O que podemos fazer para ficarmos mais calmos quando nos sentimos agitados?

 

Complementando

Trabalhe outras questões sobre saúde mental com sua turma usando o material elaborado pelo IBGEeduca “Saúde Mental também é assunto de sala de aula” que pode ser baixado aqui.