Gráfico dos estados emocionais dos alunos
Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos:
- Realizar, juntamente com a professora e os colegas, a identificação de suas emoções no momento da atividade;
- Construir, coletivamente, um gráfico com informações sobre as emoções de cada aluno da turma;
- Comparar as diferentes emoções entre os alunos; e
- Participar de roda de conversa sobre emoções e sentimentos.
Conteúdos:
- Coleta, registro e comparação de informações; e
- Elaboração de gráfico
Materiais:
Folhas de papel pardo, cartões com imagens representativas de emoções, tesoura, cola e caneta hidrocor. Esses materiais serão usados para a confecção do gráfico.
1ª etapa
- Professor (a), converse com sua turma sobre emoções. Fale sobre a ideia geral de emoção, que é uma resposta (mental e fisiológica) dos seres humanos frente a estímulos ambientais e cognitivos.
- Fale sobre algumas emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva.
- Distribua um cartão dos estados emocionais para cada aluno (imagem abaixo) e peça que identifiquem com qual carinha e emoção mais de identificam no dia de hoje. Peça para recortarem essa carinha.
2ª etapa
- Agora é hora de montar o gráfico com as carinhas recortadas junto com a turma.
- Após montarem o gráfico, disponha as crianças em círculo para fazerem uma roda de conversa.
- Contem juntos qual dos estados emocionais estão sendo mais sentidos pelas crianças hoje. Levante os seguintes temas para serem conversados com os alunos:
- O que te deixa feliz? O que você gosta de fazer quando está feliz? Como podemos fazer mais coisas que nos deixam felizes?
- O que te deixa triste? O que você faz quando fica triste? O que podemos fazer para melhorar nosso humor quando estamos tristes? Como podemos evitar o que nos deixa tristes?
- O que te deixa com raiva? O que você faz quando está com raiva? O que podemos fazer para ficarmos mais calmos quando estamos com raiva?
- O que te deixa calmo? O que você faz quando está calmo? Como podemos fazer mais coisas que nos deixam calmos?
- O que te deixa agitado? O que você faz quando está agitado? O que podemos fazer para ficarmos mais calmos quando nos sentimos agitados?
Complementando
Trabalhe outras questões sobre saúde mental com sua turma usando o material elaborado pelo IBGEeduca “Saúde Mental também é assunto de sala de aula” que pode ser baixado aqui.