Interpretação de texto científico - A saúde mental dos adolescentes

Habilidade das BNCC que pode ser trabalhada

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros.

Objetivos:

  • Conhecer e compreender dados sobre depressão no Brasil através de leitura de texto sobre o tema;

  • Responder corretamente às perguntas sobre o texto através da leitura e análise dos dados; e

  • Ser capaz de refletir sobre preconceitos com relação à depressão e falta de acesso aos tratamentos para a doença através de pesquisa e reflexão sobre os temas.

 

Conteúdos:

  • Leitura e interpretação de texto científico;

  • Análise de dados; e

  • Transtornos mentais.

 

Recursos:

- Texto do IBGE sobre dados de depressão no Brasil,

- Questionário;

- PDF do IBGEeduca sobre saúde mental no Brasil; e

- Acesso à internet para posterior pesquisa.

 

1ª etapa

1- Professor, converse com sua turma sobre saúde mental e transtornos mentais. Destaque a importância de se tratar esse tema na sala de aula e o aumento do número de diagnósticos desse tipo de transtorno (inclusive entre crianças e jovens).

2- Proponha a leitura do texto abaixo com dados sobre depressão no Brasil da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo IBGE.

3- Após a leitura, proponha que os alunos respondam ao questionário. As questões relativas ao item 07, devem ser respondidas com o apoio de acesso a textos de apoio que podem ser encontrados na internet. Algumas fontes confiáveis são:

- Material do IBGEeduca: pdf Saúde Mental também é assunto de sala de aula

Organização Mundial da saúde

 

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019- Dados sobre depressão no Brasil

Depressão é um transtorno mental que afeta mais de 264 milhões de pessoas, de todas as idades, no mundo. Os transtornos depressivos são caracterizados por humor rebaixado ou perda de capacidade de experimentar prazer, acompanhada de outros sintomas cognitivos, comportamentais e neurovegetativos que afetam significativamente a capacidade funcional do indivíduo (WHO, 2018). A OMS aponta a depressão como uma das maiores causas de incapacidade e a doença com maior impacto na carga global de doenças. Em todo o mundo, a depressão é mais frequente em mulheres e, nas formas severas, pode levar ao suicídio (WHO, 2013).

Foi estimado que 10,2% das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental (em 2013, 7,6%). Isto representa 16,3 milhões de pessoas.

Verificou-se que havia uma maior prevalência desta doença sobre pessoas do sexo feminino, 14,7%, contra 5,1% dos homens. A faixa etária com maior proporção foi a de 60 a 64 anos de idade (13,2%), enquanto o menor percentual foi obtido na de 18 a 29 anos de idade (5,9%). Segundo cor ou raça, havia uma maior proporção de pessoas brancas diagnosticadas com depressão, 12,5%. Para as pessoas de cor parda, a proporção foi de 8,6% e 8,2% dentre as pretas.

Menos da metade dos homens (43,8%) e mulheres (49,3%) que referiram diagnóstico de depressão usavam medicamentos para depressão.

Dentre as pessoas que referiram diagnóstico de depressão, 18,9% faziam psicoterapia, e 52,8% receberam assistência médica para depressão nos últimos 12 meses anteriores à data da entrevista. Em relação ao local de atendimento, 47,4% foram atendidas em consultório particular ou clínica privada; 29,7% em uma unidade básica de saúde; 13,7% em um Centro de Especialidades, Policlínica Pública, PAM ou ambulatório de hospital público. (Pesquisa Nacional de Saúde, 2019)

 

Com base na leitura do texto acima, responda às questões:

  • O texto acima expõe dados de qual pesquisa do IBGE?
  • Os dados expostos se referem à qual transtorno mental?
  • A prevalência dos diagnósticos de depressão é maior entre homens ou mulheres?
  • A maioria das pessoas diagnosticadas com depressão, realizaram tratamento com psicoterapia nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa?
  • Qual o percentual de pessoas, diagnosticadas com depressão, receberam atendimento médico nos 12 meses anteriores à pesquisa?
  • Entre as pessoas diagnosticadas com depressão, o percentual de pessoas que usam medicação é maior entre homens ou mulheres?
  • A depressão é uma doença que afeta muitas pessoas e é um dos problemas de saúde que mais causa incapacidade. O tratamento para a doença, geralmente envolve uso de medicação e psicoterapia. Reflita, pesquise e exponha sua opinião:

a) Por que um percentual tão baixo (18,9%) das pessoas diagnosticadas com depressão faz psicoterapia?

b) Por que menos da metade das pessoas diagnosticadas com depressão fazem uso de medicação?

c) Você acha que existe preconceito contra as pessoas que sofrem com essa doença? Explique.

 

Complementando

Depois que os alunos responderem às perguntas, você pode propor uma roda de conversa para que os alunos compartilhem entre si as respostas relativas ao item 07. A individualidade das pesquisas feitas pelos alunos e a diversidade de opiniões podem fomentar e enriquecer o debate.