Produção textual: A importância dos cuidados com a saúde mental
Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas |
(EM13LGG103) Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses. (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto socio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.). (EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na recepção, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.). (EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas. (EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar |
Texto e materiais de apoio:
-
“Segundo Siegel (2016), a adolescência é uma época de intensidade emocional devido a mudanças naturais do cérebro nessa fase de vida de grande vitalidade, que por vezes favorecem certo descontrole emocional e podem trazer à tona problemas potenciais. Segundo o autor tal fase também é caracterizada em termos de relações sociais por um aumento de conexão e intensidade social com outros adolescentes, sendo natural o afastamento dos adultos e a maior associação entre os iguais em idade. Promover a saúde mental entre os adolescentes pode ser visto como uma estratégia de prevenção a transtornos mentais, já que 50% dos transtornos mentais que afetam os adultos têm seu início antes dos 14 anos de idade, conforme alerta a OPAS (LA SALUD, 2018). (PeNSE, 2019)”
Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019.
-
Outras fontes de pesquisa:
Material do IBGEeduca, pdf “Saúde Mental também é assunto de sala de aula”.
Proposta de redação:
Com base nos textos e materiais motivadores apresentados e em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo com o tema "A importância dos cuidados com a saúde mental".