Analisando dados sobre Saúde Mental no Brasil

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

EM13LP32) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.) e comparar autonomamente esses conteúdos, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados, de forma a compreender e posicionar-se criticamente sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.

(EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

 

Objetivos:

  • Compreender a importância da realização de pesquisas sobre a saúde mental dos brasileiros;

  • Analisar tabelas, gráficos e textos com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar;

  • Realizar, em grupo, pesquisa sobre recortes e temas em saúde mental utilizando-se de fontes confiáveis; e

  • Tendo como base os dados analisados, participar de debate com a turma.

 

Conteúdos:

  • Análise de gráficos e tabelas;

  • Coleta, análise, registro e divulgação de informações;

  • Transtornos mentais; e

  • Pesquisa.

 

Conteúdos:

  • Computadores com acesso à Internet e material para registro das informações.

 

1ª etapa:

1- Professor, converse com sua turma sobre saúde mental. Peça que falem sobre o que conhecem sobre o tema, sobre os transtornos mentais (especialmente ansiedade e depressão), tratamentos e preconceitos com relação aos pacientes.

2- Reúna os alunos em grupos e peça que leiam os textos informativos sobre depressão entre jovens, dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, e dados gerais sobre a doença no país, dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Os textos, gráficos e tabelas, podem ser encontrados no material do IBGEeduca, pdf “Saúde Mental também é assunto de sala de aula”. 

 

 etapa:

1- Após a leitura dos textos sobre depressão no Brasil, proponha que cada grupo realize uma pesquisa, com dados de fontes confiáveis, sobre os seguintes recortes do tema:

  1. Saúde mental de crianças e jovens;
  2. Saúde mental no trabalho;
  3. Saúde mental na escola;
  4. Impactos das desigualdades sócio econômicas entre homens e mulheres para a saúde mental;
  5. Impactos da pobreza na saúde mental; e
  6. Impactos na violência na saúde mental.

2- Peça que os alunos registrem os resultados da pesquisa.

3- Ao final, reúna os alunos em um círculo e peça que cada grupo exponha os resultados de sua pesquisa. Peça que os outros grupos interajam com suas experiências, conhecimentos e opiniões. Fomente, durante o debate, que os alunos reflitam sobre o problema do aumento dos diagnósticos de transtornos mentais na atualidade, e pensem e exponham ideias para o enfrentamento do problema.