Praticando Estatística na sala de aula

 

Praticando Estatística na Sala de Aula

Indicação de ano

ENSINO FUNDAMENTAL II

Título

Praticando Estatística na Sala de Aula

Descrição

Esta atividade desenvolve o pensamento crítico ao analisar informações reais e utilizar diferentes formas de expressar e comunicar resultados (gráficos, tabelas)

Palavras-chave

Pecuária, Aquicultura, Estatística, Letramento

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Objetivos

  • Compreender e aplicar os conceitos básicos de estatística descritiva: coleta, organização, representação e interpretação de dados.
  • Desenvolver o pensamento crítico ao analisar informações reais

Conteúdos

  • Informações estatísticas em texto;
  • Construção de tabela e gráfico.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:

Em 2024, o Brasil teve um ótimo resultado na produção de produtos de origem animal. O valor total dessa produção chegou a R$ 121,1 bilhões, e a aquicultura (criação de peixes e camarões) alcançou R$ 11,7 bilhões.

O país contou com 238,2 milhões de cabeças de gado, o segundo maior da história. A produção de leite bateu recorde, chegando a 35,7 bilhões de litros e movimentando R$ 87,5 bilhões. A cidade de Castro (PR) é a maior produtora de leite do país.

O Brasil também teve recordes no número de aves: foram 1,6 bilhão de galináceos e 277,5 milhões de galinhas. A cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) lidera nesses dois tipos de criação. A produção de ovos também foi recorde: 5,4 bilhões de dúzias. Santa Maria de Jetibá (ES) aparece como a maior produtora de ovos do país.

Os rebanhos de cabras e ovelhas cresceram bastante. Em 2024, o país teve 13,3 milhões de cabras e 21,9 milhões de ovelhas. O município de Casa Nova (BA) tem o maior número desses animais. Na produção de mel, o Brasil produziu 67,3 milhões de quilos. A cidade de Santa Luzia do Paruá (MA) lidera entre os municípios produtores.

Objetivos

  • Compreender e aplicar os conceitos básicos de estatística descritiva: coleta, organização, representação e interpretação de dados.
  • Desenvolver o pensamento crítico ao analisar informações reais

Conteúdos

  • Informações estatísticas em texto;
  • Construção de tabela e gráfico.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:

Em 2024, o Brasil teve um ótimo resultado na produção de produtos de origem animal. O valor total dessa produção chegou a R$ 121,1 bilhões, e a aquicultura (criação de peixes e camarões) alcançou R$ 11,7 bilhões.

O país contou com 238,2 milhões de cabeças de gado, o segundo maior da história. A produção de leite bateu recorde, chegando a 35,7 bilhões de litros e movimentando R$ 87,5 bilhões. A cidade de Castro (PR) é a maior produtora de leite do país.

O Brasil também teve recordes no número de aves: foram 1,6 bilhão de galináceos e 277,5 milhões de galinhas. A cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) lidera nesses dois tipos de criação. A produção de ovos também foi recorde: 5,4 bilhões de dúzias. Santa Maria de Jetibá (ES) aparece como a maior produtora de ovos do país.

Os rebanhos de cabras e ovelhas cresceram bastante. Em 2024, o país teve 13,3 milhões de cabras e 21,9 milhões de ovelhas. O município de Casa Nova (BA) tem o maior número desses animais. Na produção de mel, o Brasil produziu 67,3 milhões de quilos. A cidade de Santa Luzia do Paruá (MA) lidera entre os municípios produtores.