Trabalho de Criança e Adolescente
|
Trabalho de Criança e Adolescente |
|
|
Indicação de ano |
ENSINO MÉDIO |
|
Título |
Trabalho de Criança e Adolescente |
|
Descrição |
Esta atividade desenvolve competências para elaborar texto discursivo argumentativo após considerações de dados estatísticas em texto e gráfico |
|
Palavras-chave |
Trabalho, Criança, Adolescente, Texto |
|
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
|
|
(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. |
|
Objetivos
- Desenvolve competências para elaborar texto discursivo argumentativo após considerações de dados estatísticas em texto e gráfico.
Conteúdos
- Informações estatísticas em texto;
- Leitura de Gráfico.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:
O IBGE realizou pesquisa sobre o trabalho infantil no Brasil. Informações podem ser vistas na Agência de Notícias do IBGE (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44541-pais-tinha-1-650-milhao-de-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-trabalho-infantil-em-2024). Podemos destacar:
- Número total em situação de trabalho infantil (5 a 17 anos): 1,650 milhão
- Representa 4,3 % da população nessa faixa etária
- Em comparação com 2023, são 34 mil jovens a mais
- Realizavam atividades econômicas: 1,195 milhão
- Produziam para próprio consumo 455 mil
- Mais da metade (54,1 %) realizavam afazeres domésticos e/ou cuidavam de pessoas;
- Dentre os que trabalham (5 a 17 anos): 88,8 % eram estudantes
- Entre adolescentes de 16 a 17 anos:
- Trabalhavam até 14 horas/semana: 22,2 %
- Trabalhavam mais de 25 horas/semana: 49,2 %
- Trabalhavam 40 horas ou mais/semana: 30,3 %

Imagem retirada da publicação: Trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade 2024-PNAD C.
Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102202_informativo.pdf
2a Etapa:
Professor(a), distribua o texto e o gráfico aos alunos e, juntos, faça a leitura das informações da 1ª Etapa. Converse com os alunos sobre o tema.
- Faça grupos com os alunos da turma.
- Determine que construam um texto discursivo argumentativo sobre o tema.
- Peça que um representante de cada grupo apresente seu texto para a turma.
Observações:
- Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
- Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/44523-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-5-6-e-taxa-de-subutilizacao-e-de-14-1-no-trimestre-encerrado-em-julho);
- Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102202_informativo.pdf).