Quantidade e qualidade de informações para jovens é o principal tema do Seminário do IBGE

14/11/2018

 

No dia 13 de novembro de 2018, ocorreu o 3o Seminário IBGE de Portas Abertas para a escola, na Central de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, no Rio de Janeiro. O tema do evento, organizado pelo IBGEeduca, foi a produção e divulgação de informações confiáveis para crianças e jovens.

As palestras foram comandadas por: Tatiana Miranda, do IBGEeduca; Gilberto Viera, do data_labe; Sarah Nery, do planetapontocom e do Colégio NAVE; Maria Carolina Cristianini, do jornal Joca; Mariana Menezes, do NexoEDU; Neide Carvalho Monteiro, do Armazenzinho e Douglas Silveira, do Lupa Educação.

Tatiana Miranda, pedagoga e coordenadora do site IBGEeduca, explicou o critério de escolha os palestrantes: “Nós selecionamos os palestrantes de acordo com iniciativa que já conhecíamos, como jornal Joca e a NexoEDU. E os outros nós pesquisamos e tivemos uma grata surpresa, com o data_lab e a Lupa Educação.”

Tatiana foi a primeira palestrante do evento e apresentou o site, as suas principais caraterísticas e as propostas. O projeto tem três principais públicos: crianças, jovens e professores. Logo abaixo, está o link do vídeo da palestra de Tatiana.

“O IBGEeduca é um ótimo exemplo porque ele traduz as informações da fonte oficial de pesquisa do Brasil, o IBGE, para crianças e jovens.”

 A preocupação com a informação em sala de aula não é apenas do IBGEeduca ou dos envolvidos no seminário. A Unesco emitiu um documento dizendo e ilustrando o receio com as informações falsas em sala de aula, como foi dito pela Tatiana Miranda, em sua participação no Seminário.

 Todas as sete palestras podem ser vistas através do YouTube do IBGE (link do canal do IBGE) e do site do evento: https://eventos.ibge.gov.br/educa-seminario3 e https://eventos.ibge.gov.br/educa-seminario3/apresentacoes-online.