Professor Marcelo Miranda é homenageado em evento do IBGEeduca no Pernambuco

19/11/2018

No 15 de outubro de 2018, Dia do Professor, o IBGE através da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações, o SDI, da Unidade Estadual do IBGE em Pernambuco, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, realizou o primeiro Encontro IBGEeduca Pernambuco. Representantes do Instituto dos Cegos, Porto Digital e Instituições de Ensino participaram do evento.

O professor Marcelo Miranda, do Instituto Federal de Educação, desenvolveu mapas com textura física para ajudar no aprendizado de deficientes visuais. Os mapas táteis são de enorme para importância para os cegos, pois os diferentes materiais, que caracterizam cada área do mapa, auxiliam no conhecimento.

As texturas diferenciadas faz com que as pessoas com deficiência visual identifiquem, pelo toque, cada ponto do mapa. Botões, lã e papelão ondulado são alguns dos materiais utilizados para a confecção dos mapas. Além disso, cada mapa tem legenda em braile, a escrita que permite a leitura com a ponta dos dedos.

O professor foi homenageado no evento do IBGEeduca, e afirmou que o desafio de educar do professor, o possibilita estar em um processo de criação de projetos. Marcelo também disse que o mais importante é a simplicidade que o projeto é produzido e utilizado.

As texturas podem ser usadas para identificar lugares e vegetações, por exemplo. As cores são bastante diferentes uma das outras, para que as pessoas com baixa visão também consigam entender os mapas, que podem ser feitos em tamanhos menores. Os materiais são usados de acordo para o conteúdo do mapa.

No dia 05 de dezembro, os coordenadores do IBGEeduca em Pernambuco foram entregar, em conjunto com Marcelo Miranda, os mapas táteis confeccionados, pelos servidores do IBGE, para o Instituto de Cegos de Pernambuco.

No site do IBGEeduca, tem um vídeo do professor Marcelo Miranda ensinando a fazer os mapas táteis. De forma simples e objetiva, o vídeo esclarece todas as dúvidas de como construir o mapa. O link com o vídeo está logo abaixo.