Educadores falam sobre inovação no âmbito escolar em Seminário do IBGE

04/11/2019

O 4º Seminário IBGE de Portas Abertas para a Escola, realizado na última quarta-feira (30) no Rio de Janeiro, reuniu profissionais da educação para debater sobre práticas docentes inovadoras e transformadoras. Em breve, todos os vídeos estarão disponibilizados aqui no site do IBGEeduca.

A coordenadora do Centro de Documentações e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), Marise Ferreira, fez a abertura do evento e destacou a relevância do trabalho em conjunto com as escolas para a disseminação de conhecimento e desenvolvimento de novas possibilidades educacionais. Em seguida, a gerente de assuntos educacionais do IBGE, Renata Corrêa, ressaltou a importância da formação básica para a sociedade e o exercício da cidadania.

Entre os palestrantes estavam professores e pesquisadores da Educação Básica e idealizadores de projetos inovadores. O perfil de cada palestrante pode ser lido no site do evento: https://eventos.ibge.gov.br/educa-seminario4/programacao

Você pode assistir aos vídeos das palestras aqui: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos.html

Tecnologia, sustentabilidade e protagonismo de mãos dadas

Um dos grandes destaques da inovação na didática escolar tem ficado por conta da tecnologia. Na busca por atrair a atenção de jovens e crianças, a introdução de meios tecnológicos no dia a dia dos alunos tem sido uma importante ferramenta de ensino. Os professores Luciana Ferreira e Thiago Fortunato, do Projeto Tech Aula, apostam na programação como forma de levar mais dinamismo para a sala de aula e revelaram que a escolha pela robótica foi uma iniciativa dos próprios alunos, que puderam criar um robô, carinhosamente chamado de “Silva”.

Seguindo essa linha, as redes sociais e os jogos eletrônicos também passaram a fazer parte do cotidiano escolar. A criação de um jogo chamado “River vs Pig”, no qual o objetivo é despoluir um rio, foi uma das inovações da professora Marcia Costa. Ela acredita que promover novas formas de aprendizagem contribui para um trabalho de conscientização dos alunos e torna a escola mais sustentável. Aliás, sustentabilidade foi uma das palavras mais pronunciadas no evento. O projeto “PEAMA-cuidando das águas”, do professor Rodrigo Fontes, também persegue a temática da educação ambiental e conscientização não só dos alunos, como da comunidade da qual a escola faz parte.

Indo do digital ao analógico, a professora de Geografia, Juliana de Oliveira, transforma as suas aulas em jogos adaptados para a disciplina, utilizando recursos simples como papelão, bola e muita criatividade. O tradicional jogo de queimada vira “queimada geográfica”, a sala de aula recebe o nome de “Power Geo”, os exercícios tornam-se “desafios”, no lugar de trabalho de casa, uma “missão”… Esses são alguns exemplos do projeto de gamificação feitos por Juliana. Segundo ela, o engajamento, a interação e o interesse dos alunos aumentaram significativamente após a implementação do projeto.

Ciência, música, poesia e visibilidade

Todos nós sabemos que o papel de uma escola é ensinar. Para o diretor escolar, José Marcos Couto, e a professora de ciências, Claudia Vargas, esse ensinamento vai além dos conhecimentos científicos. Eles trabalham para a construção do senso crítico e para a formação dos cidadãos. A professora Claudia apresentou o projeto "Aprendendo a Aprender" e declarou que: “Num mundo em constante transformação, a gente precisa formar estudantes autônomos que sejam capazes de aprender pra vida toda; pra além da vida escolar. Então, a escola precisa ensinar a aprender”.

Nessa mesma linha, o diretor José Marcos apresentou o projeto “As Caravanas”, que une música e poesia para reforçar a urgência em dar visibilidade e voz aos estudantes, sobretudo das comunidades. Para ele, levantar discussões sobre preconceito e exclusão social são as principais diretrizes para construir uma sociedade mais justa e consciente.

De forma a contribuir para a construção dessa visibilidade, foram apresentados projetos como o “Dando Ideia”, representado por Luiz Eduardo Ricon, e o “Blog do Professor”, da pedagoga Tatiana Miranda. O blog, promovido pelo IBGEeduca, abre espaço para que professores possam compartilhar suas experiências e tenham acesso aos recursos e conteúdos do IBGE. E o projeto “Dando Ideia” mostra como as iniciativas inovadoras dos professores têm transformado o dia a dia nas escolas. O programa, que é exibido pelo canal MultiRio, percorre a rede pública de ensino e contribui para o reconhecimento e representatividade de professores e alunos.

Diante de tantas práticas inovadoras, o evento terminou deixando um legado de inspiração. Para um participante da plateia, o estudante de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Jovânio Caetano, as experiências compartilhadas serão adaptadas e levadas para a sua atuação profissional: “Como futuro educador, eu vou levar algumas dessas experiências e novas metodologias de realidades distintas, que eu não teria conhecimento caso não tivesse participado do seminário.”

Palestrantes reunidos
Marise Ferreira
Renata Corrêa
Tatiana Miranda
Claudia Vargas
José Marcos Couto
Rodrigo Fontes
Marcia Costa
Juliana de Oliveira
Luciana Ferreira e Thiago Fortunato
Luiz Eduardo Ricon
A Jornalista Fernanda Nascimento entrevista o estudante de Pedagogia Jovânio Caetano

 Fotos: Álvaro Vasconcellos