Estudantes e educadores são importantes parceiros para o conhecimento do Brasil

08/11/2021

Na escola, quando existe uma prova importante, os estudantes precisam se preparar antes, estudando e fazendo exercícios, por exemplo. Com o Censo também é assim. O IBGE se prepara bem antes e faz testes. A partir de 4 de novembro, o IBGE vai realizar novos testes para o Censo 2022 nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Assim como o teste realizado na Ilha de Paquetá/RJ, entre setembro e outubro deste ano, os eventos servirão como uma espécie de ensaio, um teste preparatório, do que acontecerá no Censo do próximo ano. É o momento em que os procedimentos são avaliados e aperfeiçoados. Aplicativos e sistemas, desenvolvidos especificamente para o Censo, serão testados e analisados, a fim de corrigir eventuais falhas, e serão aperfeiçoados para a operação censitária que ocorrerá em todo o País em 2022.

Todas as Unidades Estaduais estão na fase final de preparação para as operações-teste em cada localidade escolhida. A coleta será feita tanto em bairros de capitais – como em Belo Horizonte, Macapá ou Salvador – quanto em localidades mais afastadas – como a comunidade Ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus, ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis.

No estado do Rio, os recenseadores visitarão o município de Engenheiro Paulo de Frontin. Também serão visitados aglomerados subnormais e domicílios improvisados em Nova Iguaçu (RJ) e em territórios indígenas e quilombolas em Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ).

O Censo serve para retratar o País e, dessa forma, produzir informações que contribuam para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de iniciativas pública e privada. Por isso, é de suma importância a participação da população tanto no período de testes quanto na pesquisa Censitária em 2022.

Estudantes e educadores são importantes parceiros para o Censo. As escolas dos locais onde serão realizados os testes receberam diversos materiais para a divulgação do Censo, do IBGEeduca e de informações sobre o Brasil.  Se você estuda ou trabalha numa dessas escolas, divulgue o Censo, responda e participe do conhecimento do Brasil! 

Para saber mais, hotsite do Censo 2022!