Informações do Censo 2022 em sala de aula pautam a 6ª edição do IBGE de Portas Abertas para a Escola

04/12/2023

A sexta edição do seminário IBGE de Portas Abertas para a Escola ocorreu no dia 13 de novembro de 2023 e contou com oito palestrantes para discutir o tema “Os resultados do Censo – como levar o retrato do Brasil para a sala de aula?”. O evento aconteceu no auditório da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE e foi transmitido pelo canal oficial do IBGE no YouTube.

A abertura foi realizada por Renata Corrêa, gerente de assuntos educacionais do IBGE, ao lado de Paulo de Martino Jannuzzi, Coordenador Geral da ENCE, e Bruno de Vizia, Coordenador Geral de Comunicação Social do IBGE. Paulo ressaltou que a parceria com o IBGEeduca representa uma oportunidade de disseminar o Censo 2022, aproveitando de maneira significativa as estatísticas e os conteúdos geográficos do IBGE. Já Bruno destacou o desenvolvimento do projeto IBGEeduca, a crescente sinergia com a ENCE, sobretudo no projeto de letramento estatístico para crianças e jovens, e a relevância desses projetos para o futuro do Brasil.

Na sequência, Renata declarou a importância das informações da Instituição para o exercício da cidadania e o compromisso de aproximar as informações oficiais do IBGE do cotidiano escolar. Renata também falou sobre o IBGEeduca, apresentando os três segmentos do portal (crianças, jovens e professores), e os conteúdos voltados para a disseminação das informações sobre os indígenas e os quilombolas.

Após a fala de Renata, o designer do IBGE, Guilherme Garcia, palestrou sobre as diferentes maneiras de disponibilizar as informações do Censo 2022 de maneira visual e atrativa para o público infantojuvenil. Ele destacou o projeto Panoraminha que consistirá na adaptação do website Panorama do Censo 2022. Sua concepção será uma iniciativa de disseminação dos resultados do Censo voltada para as crianças.

A segunda palestrante do evento foi Tatiana Miranda, pedagoga do IBGE e doutora em Ciências Sociais. Ela abordou algumas ideias sobre como aproximar os dados dos estudantes e, consequentemente, fazer com que as informações do Censo 2022 sejam incluídos no currículo escolar. Em seguida, e seguindo a mesma linha, Renata Bueno, professora da ENCE e doutora em estatística, falou sobre sua experiência em projetos de extensão com alunos do ensino básico, a parceria com o IBGEeduca e a importância do letramento estatístico no âmbito escolar e na sociedade como um todo.

O seminário contou com a apresentação de Givânia Maria da silva, cofundadora da CONAQ. Ela destacou a importância dos povos quilombolas terem sido incluídos nas informações do Censo Demográfico pela primeira vez e os muitos desafios enfrentados para essa conquista. Para ela, essas informações são a base para que, a partir disso, esses grupos possam ser fortalecidos, reconhecidos e incluídos nas políticas públicas do país.
Em seguida, Eliel Benites, professor indígena e diretor do Departamento de Línguas e Memória no Ministério dos Povos Indígenas se apresentou e enfatizou que os dados do Censo Demográfico e as informações estatísticas em relação aos povos indígenas são fundamentais, principalmente, no campo da educação no Brasil.

O Censo interdisciplinar idealizado pelo pedagogo Rafael Bronz, coordenador da escola particular Sá Pereira, também foi abordado no seminário. Ele contou como essa ideia foi implementada nas turmas do 6º ao 9º ano da escola e a sequência didática adotada para essa realização.

Encerrando o evento, Bianca Walsh, assistente técnica de direção da ENCE, abordou as iniciativas internacionais de letramento estatístico. Iniciativas como a Hellenic Statistcal Authority (Grécia), US Census Bureau (EUA) e a Central Statistics Office (Irlanda) foram citados. E também as iniciativas nos países lusófonos, como Portugal, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Para Bianca, o letramento não se resume a apenas ler e entender, mas agir: “Compreender, usar, comunicar”. Acrescentou, ainda, que o letramento estatístico é “uma capacidade cívica” e está diretamente ligado ao exercício da cidadania.

Para assistir às apresentações do evento, acesse o site do evento https://eventos.ibge.gov.br/educa-seminario6/apresentacoes-do-evento ou 6º IBGE de Portas Abertas para a Escola .