Ao longo de 2023, ENCE e IBGEeduca se uniram para receber alunos da educação básica

06/12/2023

Ao longo de 2023, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE vem realizando uma série de ações voltadas para estudantes da Educação Básica, como parte de um projeto de extensão. Com o apoio da equipe do IBGEeduca, no primeiro semestre, foi realizado o evento “ENCE de Portas Abertas” que recebeu os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Orlando Villas Boas para disseminar a importância da Estatística para a sociedade.

 

 

 

E, no segundo semestre, a parceria continuou gerando frutos. Nos dias 28 e 29 de setembro, outras turmas de estudantes estiveram na ENCE. Dessa vez, o assunto central das atividades foi a importância do Censo para o Brasil, contando também com a presença de Diego Guimaraes Cruz (Tecnologista) e Luciano Tavares Duarte (Coordenador Técnico do Censo 2022).

 

 

 

Além das apresentações institucionais, os alunos realizaram atividades práticas com os conteúdos apresentados. Fizeram parte da concepção dessas atividades, alguns educadores da E.M. Orlando Villas Boas, a equipe do IBGEeduca e os alunos de graduação da ENCE, sob a orientação de Renata Bueno e Bianca Walsh.

 

 

Em entrevista cedida para o IBGEeduca, Renata declarou que este tipo de evento em parceria com as escolas tende a estimular os jovens a conhecerem mais sobre a Estatística, suas possibilidades e o curso de graduação oferecido pela Escola: “Trata-se de um evento de Extensão que tem por objetivo receber escolas para que conheçam sobre o curso de graduação da ENCE e que se sensibilizem sobre a importância do entendimento da Estatística”. Quando perguntada sobre a parceria entre a ENCE e o IBGEeduca, Renata declarou que “A área de ensino e de divulgação são áreas irmãs, porque ambas de certa forma sensibilizam e informam. O trabalho do IBGEeduca é bastante consolidado e empresta para esse projeto toda sua seriedade e potencial de disseminação das iniciativas de letramento estatístico da ENCE. Da mesma forma, a ENCE empresta sua expertise para o projeto do IBGEeduca aperfeiçoar suas iniciativas.”

 

 

Além de professora, Renata Bueno é Gerente de Apoio ao Ensino e à Administração Acadêmica e Pesquisadora em Informações Geográficas e Estatísticas. Confira a entrevista que fizemos com ela na íntegra:

 

1-No que consiste o evento “ENCE de portas abertas” e qual o seu objetivo?

Trata-se de um evento de Extensãocomemorativo dos 70 anosda ENCEque tem por objetivo receber escolas para que conheçam sobre o curso de graduação da ENCE e que se sensibilizem sobre a importância do entendimento da Estatística.

 

2-Qual a importância da parceria com as escolas? De que maneira elas contribuem para o desenvolvimento da ENCE e vice-versa?

A parceria com as escolasfavorece o desenvolvimento das atividades deextensão,que , por sua vez, contribuem para uma formação mais significativa para o aluno da ENCE, dado que ele passa a perceber o impacto do conhecimento que adquire no curso e sua relevância social. Esse tipo de ação possibilita ao docente da ENCE desenvolver atividades de pesquisa na área de ensino e letramento estatístico.

As escolasbeneficiam-se pela ampliação de conhecimento dos seus alunos sobre possibilidades profissionais futuras e pela aplicação e reforço dos conteúdos trabalhados no ano letivo.

 

3-Fale um pouco sobre o papel da estatística na sociedade e de que maneira ela se faz presente.

A estatística permeiaa vida social,haja vistoque a coleta e interpretação de dados são fundamentais para a tomada de decisões, o posicionamento com base em evidências e o pensamento crítico necessário para o exercício da cidadania. Ela está presente nos mais diversos temas sociais, do esporte, da saúde à política e determina o universo de informações que recebemos e produzimos.

 

4-De que maneira a estatística pode auxiliar no combate às fake news?

Evidenciandoa manipulação visual ou a distorção dos dados, o viés em recorteseconclusões com bases em gráficos, tabelas ou números.Conscientizando sobre a importância de buscar a fonte dos dados, de avaliar criticamente os resultados de uma pesquisa. Tudo isso deixa claro a necessidade de um conhecimento básico de estatística para toda a população.

 

5-Na sua opinião, por que a área de exatas, mais especificamente a estatística, é predominantemente ocupada por homens? Você acredita que isso pode ser mudado? Se sim, como?

Devido a um passado que pouco estimulava as mulheres a ocuparem essas posições que foram tradicionalmente tidas como “masculinas”. Creio queesse cenário pode ser mudadocom estímulos especiais aos trabalhos de mulheres e com divulgação da área, como estamos fazendo. No entanto, aindatemos um longo caminho a percorrer para maior inserção das mulheresna área de exatas.

 

6-O que esperar da parceria entre a ENCE e oIBGEeduca?

A área de ensino ededisseminação são áreas irmãs,porque ambas decerta forma sensibilizameinformam. O trabalho do IBGEeduca é bastante consolidado e empresta para esse projeto toda sua seriedade e potencial de disseminação das iniciativas de letramento estatísticoda ENCE. Da mesma forma, a ENCE empresta sua expertise para o projeto do IBGEeduca aperfeiçoar suas iniciativas.

 

As imagens são de autoria da equipe responsável pelo projeto.