Ano de 2023 reforça a integração entre o IBGE e a educação no Brasil

21/12/2023

O ano de 2023 foi marcado por iniciativas educacionais, conectando alunos e professores aos recursos do IBGE. Conheça abaixo algumas iniciativas realizadas em diversos pontos do Brasil.

Em junho, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP) recebeu alunos da Escola Estadual Dr. Agenor Couto de Magalhães para uma apresentação sobre o portal IBGEeduca e suas ferramentas pedagógicas. O evento destacou a importância das pesquisas do IBGE, incluindo a POF, a PNAD e o Censo Demográfico.

A SES/PB, no mesmo mês, promoveu uma palestra educativa para o Colégio TOP, em João Pessoa, abordando a visão geral do IBGE, enfatizando a relevância das pesquisas e introduzindo o portal IBGEduca aos alunos do Ensino Fundamental.

Em julho, a SES/PI reuniu-se com o Canal Educação para apresentar o IBGEeduca e a ferramenta SIDRA, ambos disponibilizados pelo IBGE. A possível parceria incluiria a produção de vídeos educativos e a capacitação dos técnicos do Canal Educação.

Alagoas, por sua vez, se destacou no primeiro semestre, movimentando as escolas com 17 apresentações do projeto IBGEeduca, e atingindo 836 alunos em 16 escolas, públicas e privadas.

Em Porto Alegre, na Escola Estadual Rafaela Remião, os materiais do IBGEeduca foram incorporados às aulas de Geografia para alunos do 5º ano, elogiados pela atratividade e utilidade.

No Mato Grosso do Sul, o "Mutirão Brasil", realizado em agosto, ofereceu oficinas educacionais do IBGEeduca. O evento proporcionou uma experiência enriquecedora, envolvendo atividades recreativas e a divulgação das pesquisas do Instituto.

Em setembro, foi a vez da Superintendência do IBGE em Mato Grosso realizar palestras do IBGEeduca para alunos do Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, abordando o Censo Demográfico 2022 e outras pesquisas.

Em novembro, a SES/MS participou da 25ª etapa do "Mutirão Brasil", oferecendo oficinas educacionais do IBGEeduca na Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, em Campo Grande.

Já a SES/PI buscou indicadores de analfabetismo divulgados pela PNAD Contínua, visando uma alocação mais eficiente de recursos para a redução do analfabetismo.

Finalmente, a 6ª Edição do Seminário IBGE de Portas Abertas para a Escola, realizada no auditório da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE (RJ), destacou a importância do letramento estatístico, buscando integrar a Escola e o IBGEeduca. Além disso, a parceria entre a ENCE e o IBGEeduca incluiu eventos como o "ENCE de Portas Abertas"; projeto este voltado para os estudantes da Educação Básica e com o objetivo de disseminar a importância da Estatística e do Censo para a sociedade.

Diversas ações formativas, palestras e seminários foram realizados com o intuito de promover a educação continuada e destacar resultados educacionais, metodologias e indicadores oficiais fornecidos pelo IBGE. O compromisso do IBGE com a educação foi evidente ao longo de 2023, proporcionando experiências enriquecedoras e recursos valiosos para alunos e professores em todo o país.