IBGE e DANE da Colômbia dialogam sobre letramento estatístico e disseminação para as escolas

02/04/2024

Oportunidade para trocas de experiências sobre letramento estatístico e projetos de disseminação para estudantes e educadores. Esses temas foram a tônica das duas reuniões realizadas entre profissionais do Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (Dane) e alguns servidores do IBGE, membros da equipe do IBGEeduca e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE – ENCE, que aconteceram nas duas últimas semanas.

Os encontros ocorreram de forma remota e contaram com a participação dos membros do departamento de difusão de dados do Dane, Alvaro Enrique Duque Soto e Juan Esteban Osorio Luna. Além deles, participaram Bianca Walsh, servidora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (ENCE) e co-líder do grupo de letramento estatístico da Rede Global de Instituições de Treinamento Estatistico (Global Network of Institutions for Statistical Training - GIST), Renata Corrêa, gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, responsável pelo projeto IBGEeduca, e Guilherme Garcia, designer da Gerência de Inovação e Desenvolvimento, do IBGE, e que atua em diversos projetos do IBGEeduca.

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A primeira reunião teve como foco o intercâmbio de ideias em disseminação de dados para os diferentes públicos de ambos institutos, a partir do contato realizado por Bianca que realiza constante levantamento de iniciativas de letramento estatístico para alimentar o inventário do GIST. Recentemente, pesquisando sobre o contexto do letramento estatístico na América Latina, ela fez contato por e-mail com especialistas do DANE. Em resposta a esse contato, o instituto expressou o interesse em marcar uma reunião e destacou também sua admiração pelo projeto IBGEeduca. “Eles querem ouvir sobre as nossas práticas e nós também temos interesse em ouvir as deles. O Dane tem uma equipe dedicada ao fomento de cultura de dados e entende que letramento de dados é de suma importância”, ressaltou Bianca.

Já o segundo encontro contou com uma apresentação do IBGEeduca, realizada por Renata Corrêa, em resposta ao interesse do instituto colombiano. “Foi um prazer poder apresentar o IBGEeduca e também aprender com as experiências do DANE. Acredito que esse tipo de troca pode oxigenar o trabalho de todos os envolvidos, fomentando as trocas de ideias e nos inspirando em nossos projetos. Espero que essas reuniões sejam apenas o início de um diálogo permanente com o DANE e outros institutos que tenham trabalhos voltados para os estudantes e educadores”.

Guilherme Garcia destacou também que “essa colaboração enriquece nossos projetos com novas perspectivas, as experiências de criação nunca são exclusivas e esse movimento de ideias possibilita versatilidade no entendimento dos públicos e processos.”

Conheça abaixo uma das iniciativas desenvolvidas pelo Dane

O projeto Danépolis é um jogo no qual uma cidade fictícia com esse mesmo nome precisa ser recenseada. Criado pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (Dane), ele foi criado para trabalhar a alfabetização de dados com o público infantil. Disponível para baixar no site colombiano, Danépolis é sucesso por lá, sendo levado em feiras, escolas e eventos.