IBGEeduca realiza oficina com estudantes da Educação Infantil

12/12/2024

No dia 5 de dezembro de 2024, as servidoras da Gerência de Assuntos Educacionais, Tatiana Miranda (pedagoga) e Agláia Tavares (jornalista), realizaram uma oficina sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF - na escola Pequenos Pensadores, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

A POF atualiza a lista de gêneros de consumo que é referência para o cálculo do índice oficial de inflação do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado aos gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo.

Na oficina, realizada com a turma do Pré-Escolar II, foi utilizado o jogo “Vamos Contar”, produzido pelo IBGEeduca, que procura explicar um pouco do trabalho da pesquisa através de atividades com o objetivo de contar alimentos. As crianças foram convidadas a brincarem de pesquisadores do IBGE e, para isso, usaram um “uniforme”: boné do instituto e crachá do Pedro e da Bel, personagens do portal IBGEeduca. Eles receberam uma pasta do IBGE com bloquinho, marcador de livro e caderninho de atividades, além do jogo Vamos Contar. Assim, os pequenos pesquisadores estavam prontos para realizar o trabalho de contar diferentes tipos de alimentos, e contribuir com a Pesquisa de Orçamentos Familiares em forma de brincadeira.

Agláia Tavares destaca que: “o nosso objetivo com a atividade proposta, contagem de produtos que se compra numa feira de rua, foi atrelar a pesquisa do IBGE (POF) ao cotidiano das famílias, onde a criança está inserida. Através da contagem que é uma atividade lúdica que faz parte do currículo escolar, a criança tem contato com o IBGE, reconhecendo sua importância”.

A professora da turma Deise Oliveira e a auxiliar Célia Guimarães participaram da oficina como mediadoras da atividade com os estudantes. Para Deise: "A proposta foi muito divertida e assertiva, porque as crianças adoraram o momento das atividades. Elas ficavam muito felizes quando conseguiam acertar a contagem e colocar cada alimento no grupo certo. Foi um momento bem animado, cheio de aprendizados.”

A Base Nacional Comum Curricular aponta um dos objetivos da Educação Infantil: “Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação”. Tatiana Miranda aponta que: “na contemporaneidade, marcada fortemente por um contexto de desinformação e caos informacional, trabalhar a marca IBGE como fonte acessível e confiável de informações, é algo importante de ser feito desde o início da escolarização”.

A equipe do IBGEeduca está produzindo outros materiais voltados para as crianças pequenas, com o intuito de levar uma introdução ao Letramento Estatístico para a Educação Infantil. Conteúdos como: contagem, produção de gráficos simples e classificar objetos e figuras, previstos na BNCC da Educação Infantil, são a base para a compreensão de conceitos estatísticos ao longo da Educação Básica. Os materiais vão começar a ser disponibilizados no site em breve.

O IBGEeduca agradece à escola Pequenos Pensadores, à diretora Vânia Januário, à professora Deise Oliveira e à auxiliar Célia Guimarães. E, principalmente, um super agradecimento aos estudantes, que foram pequenos pesquisadores do IBGE por um dia!