IBGEeduca e Projeto Sala Verde: levando consciência ambiental para educadores e estudantes

16/12/2024

 Coluna Nos Estados

Coluna Nos Estados

No dia 12 de dezembro de 2024, a equipe do IBGEeduca, se reuniu com o grupo da Superintendência do IBGE no Pará (SES-PA) responsável pelo projeto Sala Verde, que é uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), cujo objetivo é criar um espaço não formal de educação ambiental nas instituições públicas e privadas. Dentre as atividades do Sala Verde, a principal é usar o IBGEeduca junto ao público escolar (professores e alunos do ensino fundamental) para tratar das informações ambientais produzidas pelo Instituto e também pelo MMA. 

Na SES- Pará, participaram da reunião: Norma Bentes (Assessora Técnica Especializada), Douglas Gomes (Gerente de Planejamento e Gestão Administrativa), Victor Costa (Técnico do IBGE na SDI-PA), Regivaldo Aguiar (Chefe da Seção de Produção Integrada de Geoinformação), Otto Marques (Assistente Técnico na Gerência de Meio Ambiente e Geografia) e Luiz Cláudio do Monte (Tecnologista do IBGE). Da gerência de assuntos educacionais, Tatiana Miranda (pedagoga do IBGEeduca) e Agláia Tavares (jornalista do IBGEeduca).

      

Tatiana Miranda e Agláia Tavares organizaram uma apresentação sobre o IBGEeduca com destaque para os conteúdos sobre o Meio Ambiente que podem ser utilizados no trabalho didático-pedagógico sobre essa temática. Após a apresentação, os participantes opinaram sobre o material e sugeriram modificações para melhor atender ao objetivo. Dessa forma, começamos a criar um trabalho de construção coletiva entre IBGEeduca e SES- Pará. Essa apresentação será replicada em uma apresentação para professores a ser realizada pela Superintendência. O IBGEeduca também enviou cartazes, folders e bloquinhos de divulgação do projeto para serem utilizados nas ações da Sala Verde SES-PA.

 

 De acordo com Regivaldo Aguiar, “a iniciativa Sala Verde é um importante espaço de debate e desenvolvimento de múltiplas atividades de Educação Ambiental Cidadã. Através de palestras para professores/multiplicadores do Ensino do Fundamental I, o IBGE democratiza o acesso a dados e informações socioeconômicos e ambientais. De fonte confiável e oficial!  Através das estratégias pedagógicas, e rico material didático, presentes no IBGE Educa”. 

 Durante a apresentação, os servidores foram estimulados a construírem um caminho de mão dupla: levar o IBGEeduca para as escolas e levar as escolas visitadas para o IBGEeduca. Essa relação pode se dar pela participação dos educadores e estudantes nas áreas de interatividade do IBGEeduca: Mural de Desenhos e Blog do Professor.

Para Norma Bentes, “a Sala Verde do IBGE SES PA é importante por buscar contribuir para educação ambiental não formal e, ao mesmo tempo formar leitores qualificados sobre realidade socioambiental do país a partir dos dados produzidos pelo IBGE. Nesse contexto, o IBGEeduca é um canal que torna possível realizar essa iniciativa, pois possui conteúdo lúdico e interativo e de fácil acesso para a comunidade escolar”.

 

Essa iniciativa da Superintendência do IBGE no Pará é o pontapé inicial para a criação de uma nova área de notícias do IBGEeduca, a coluna “O IBGEeduca nos Estados”. Aqui serão destacadas as inciativas de divulgação e trabalho com a Educação relacionados ao IBGEeduca, realizados pelos servidores do IBGE em várias partes do país.