Nosso Território

O relevo brasileiro

O relevo é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. O relevo de nosso país é formado, principalmente, por planaltos, planícies e depressões.

Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.

As planícies são áreas planas formadas a partir da deposição de sedimentos vindos de áreas mais elevadas. No Brasil podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro.

Já as depressões são uma parte do relevo existente em altitudes mais baixas que as altitudes das áreas ao redor, inclusive aquelas que se encontram abaixo do nível do mar. Um exemplo é a depressão amazônica.

Também fazem parte do nosso relevo os patamares, tabuleiros, chapadas e serras.

Clique aqui para fazer download do mapa 

O clima brasileiro

 O Brasil é um país com grande diversidade climática. Em alguns lugares faz frio e em outros muito calor, mas, em geral, nosso clima é quente em quase todo o território. Há três tipos de clima no país: equatorial, tropical e temperado.

O clima equatorial abrange boa parte do país, englobando principalmente a região da Floresta Amazônica, onde chove quase diariamente e faz muito calor. Já o clima tropical varia de acordo com a região, mas também é quente e com chuvas menos regulares. O sul do Brasil é a região mais fria do país. Nela predomina o clima temperado que, no inverno, pode atingir temperaturas inferiores a zero grau e ocorrer neve.


Clique aqui para fazer download do mapa

 Saiba mais 

Portal do IBGE Atlas Escolar