Nosso Território

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

 

Clique aqui para fazer download do mapa

 

Conheça a seguir os Biomas Brasileiros:

Amazônia

Imagem da floresta amazônica no rio Urubu, próximo ao município de Silves (AM) - foto: Wikimedia Commons / Andre DeakO Bioma Amazônia ocupa quase a metade do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo e abriga mais de 1 milhão de espécies de vegetais catalogadas, 3 mil espécies de peixes, 950 tipos de pássaros, e ainda insetos, répteis e mamíferos. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta. Também abrange grandes reservas minerais.

Caatinga

Caatinga, no sertão nordestino - foto: Wikimedia Commons / Maria HsuO Bioma Caatinga é o ecossistema predominante no Nordeste do Brasil. Sua vegetação típica é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. Porém, a Caatinga possui riqueza biológica e espécies que só existem nesse Bioma. Sua vegetação típica se alterou bastante, pois é frequentemente substituída por pastagens e agricultura. 

Pantanal

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense - foto: Wikimedia Commons / Giovanna ColombiO Bioma Pantanal é conhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra. O Pantanal é o Bioma mais preservado. A criação de gado e o turismo são atividades econômicas importantes para essa região.

Cerrado

Vegetação do cerrado na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso - foto: Wikimedia Commons / Ajrjr74O Bioma Cerrado localiza-se principalmente no Planalto Central Brasileiro. O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo: a flora tem mais de 10.000 espécies de plantas; a fauna apresenta 837 espécies de aves, 67 espécies de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 de répteis.

 

 

Mata Atlântica

Mata Atlântica no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em Iporanga (SP) - foto: Wikimedia Commons / Cláudia Renata Madella-AuricchioÉ considerada uma das áreas mais ricas em espécies da fauna e da flora mundial. Por se localizar na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o Bioma mais ameaçado. Infelizmente, só restam cerca de 27% de sua cobertura florestal original. Na Mata Atlântica existem mais de 1.300 espécies de animais. A área preservada desse Bioma encontra-se, principalmente, em áreas de difícil acesso.

Pampa

Vista de cima de um morro na região dos campos de cima da serra, no Rio Grande do Sul - foto: Wikimedia Commons / Giovanna ColombiO Bioma Pampa fica na parte Sul do Estado do Rio Grande do Sul e faz parte dos Pampas Sul-Americanos, que abrangem parte da Argentina e Uruguai. O clima desse Bioma é chuvoso e com baixas temperaturas no inverno. Grande parte da cobertura vegetal é ocupada pela agricultura e pastagem natural. 

 

 Saiba mais 


IBGEeduca Jovens Biomas brasileiros (clique e confira mais informações no texto do IBGEeduca Jovens)

Site oficial Ministério do Meio Ambiente- Biomas