Nosso Povo

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.

O resultado do Censo 2022 sobre cor ou raça revelou que, pela primeira vez, desde 1991, a maior parte da população brasileira se declarou parda (45,3%, que corresponde a quase 92,1 milhões de pessoas).

Se fôssemos uma pequena comunidade de 100 pessoas, 45 brasileiros se declarariam como pardos, aproximadamente 44 se declarariam como brancos, dez como pretos e um brasileiro se declararia como indígena ou amarelo.

A região Norte teve o maior número de pessoas que se declararam pardas (67,2%) e indígenas (3,1%); a região Sul registrou a maior quantidade de pessoas brancas (72,6%); o Sudeste tinha o maior número de pessoas que se declararam amarelas (0,7%); e o Nordeste teve a maior quantidade de pessoas declaradas pretas (13,0%).

 Saiba mais 

Agência IBGE de Notícias  Censo 2022: pela primeira vez, desde 1991, a maior parte da população do Brasil se declara parda

IBGEeduca Jovens Cor ou raça (clique e confira mais informações no texto do IBGEeduca Jovens)