Nosso Território

 

Flora é o conjunto de plantas próprias de uma região. A flora é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente. A vegetação de nosso país é riquíssima e nos fornece matéria-prima para a produção de itens essenciais para nossa vida.

No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas. São mais de 46.000 espécies conhecidas de vegetais. São, aproximadamente, 4754 Algas, 33.108 Angiospermas, 1568 Briófitas, 5719 Fungos, 30 de Gimnospermas e 1346 de Samambaias e Licófitas. Porém, mais de 2.300 espécies de vegetais estão ameaçadas de extinção em nosso país. 

Com a madeira se fabricam móveis, embarcações, instrumentos musicais, materiais esportivos e outros.

Com a celulose é fabricado o papel.

Os óleos essenciais (extraídos de plantas aromáticas como amburana, capim-limão, canela-silvestre, babaçu, pau-rosa e caju) são usados na fabricação de perfumes e cosméticos.

Muitas plantas da flora brasileira servem como alimento em nossas mesas, alguns exemplos: mandioca, abacaxi, caju, goiaba, jabuticaba, pitanga, castanha-do-pará e muitas outras frutas regionais como açaí, cupuaçu e buriti. 

margin: 0px;E, por fim, os importantíssimos fármacos, que são vegetais usados para fabricar remédios, alguns exemplos: a cabreúva, o angico-branco, a erva-pombinha, a lágrima-de-jó e o jacarandá.

  

 Além desses vários usos, existem muitos outros exemplos de matéria-prima na nossa Flora. 

 

  Saiba mais 

Portal do IBGE Atlas Escolar

Site oficial Ministério do Meio Ambiente- Biodiversidade