Análise das pirâmides etárias do Brasil

27/05/2020

Começamos a estudar a população do Mundo e do Brasil. Assim visitamos a agência do IBGE do nosso município. Lá os técnicos explicaram aos alunos como é realizado o Censo Demográfico, mostrando inclusive os equipamentos utilizados pelos agentes. Essa visita foi noticiada no jornal impresso da cidade (https://www.diariodesuzano.com.br/cidades/ibge-de-suzano-vai-produzir-dados/48520/).

Posteriormente, no estudo das pirâmides etárias do Brasil, fomos no laboratório de informática da escola, onde acessamos as pirâmides etárias do Brasil no site do IBGE, assim os alunos notaram a diferença entre os gráficos, chegando à conclusão que a população brasileira está em processo de envelhecimento.

Em outra atividade os alunos fizeram análise do texto e das pirâmides presentes na página do IBGE Educa (https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html).

Ao final do conteúdo, os alunos compreenderam como a população do Brasil é dinâmica, a importância do Censo Demográfico, do IBGE como agência pública de produção de dados do país e os impactos futuros do envelhecimento da população brasileira.