Contando os animais de nossa fazenda

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.                             

Objetivos:

  • Identificar os nomes de diversos animais;
  • Contar, em conjunto com a turma, as quantidades de animais representados em cartões distribuídos aos alunos; e
  • Elaborar, coletivamente com os alunos e a professora, uma tabela com as quantidades dos animais contabilizados.

Conteúdos:

  • Contagem;
  • Numerais;
  • Os animais; e
  • Elaboração de tabela.

Recursos:

  • Cartas para impressão com ilustrações de animais (clique nas imagens para fazer o download):

    Cartinha Boi  Cartinha Galinha

    Cartinha Ovelha  Caritnha Porco

    Cartinha Vaca

  • Vídeo com canção e animação:



  • Material para confecção de tabela

1ª etapa:

  • Apresente aos alunos o vídeo. Cantem, dancem, tente estimular os alunos a aproveitar a música, a letra e o ritmo; e

  • Converse com os alunos sobre o espaço rural, se já estiveram em áreas de plantação e criação de animais. Peça que contem como foi essa experiência. Aproveite para falar sobre a importância da área rural na produção dos alimentos que consumimos.

2ª etapa:

  • Fale para os alunos que vocês vão juntos montar uma fazenda com vários animais. Organize a turma em círculo e distribua, para cada aluno, três cartas com as ilustrações de animais; e

  • Nesse momento, peça que cada aluno fale sobre seus animais, se conhecem esses bichinhos, que som fazem, enfim, explore a ideia dos animais na fazenda.

3ª etapa:

  • Com a base da tabela pronta, peça que os alunos digam quais são os animais em suas cartas e vá anotando a quantidade de cada animal que existe na “fazenda da turma” na tabela. Nesse momento trabalhe os numerais e contagem, além da representação dos animais na tabela.

Complementando:

  • Professor, você pode utilizar os cartões para montar um jogo da memória e brincar com sua turminha.

 

De outubro de 2017 a fevereiro de 2018, o IBGE foi a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país.

Saiba mais: https://censoagro2017.ibge.gov.br