Contando os animais de nossa fazenda
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. |
Objetivos:
- Identificar os nomes de diversos animais;
- Contar, em conjunto com a turma, as quantidades de animais representados em cartões distribuídos aos alunos; e
- Elaborar, coletivamente com os alunos e a professora, uma tabela com as quantidades dos animais contabilizados.
Conteúdos:
- Contagem;
- Numerais;
- Os animais; e
- Elaboração de tabela.
Recursos:
- Cartas para impressão com ilustrações de animais (clique nas imagens para fazer o download):
- Vídeo com canção e animação:
- Material para confecção de tabela
1ª etapa:
-
Apresente aos alunos o vídeo. Cantem, dancem, tente estimular os alunos a aproveitar a música, a letra e o ritmo; e
-
Converse com os alunos sobre o espaço rural, se já estiveram em áreas de plantação e criação de animais. Peça que contem como foi essa experiência. Aproveite para falar sobre a importância da área rural na produção dos alimentos que consumimos.
2ª etapa:
-
Fale para os alunos que vocês vão juntos montar uma fazenda com vários animais. Organize a turma em círculo e distribua, para cada aluno, três cartas com as ilustrações de animais; e
-
Nesse momento, peça que cada aluno fale sobre seus animais, se conhecem esses bichinhos, que som fazem, enfim, explore a ideia dos animais na fazenda.
3ª etapa:
-
Com a base da tabela pronta, peça que os alunos digam quais são os animais em suas cartas e vá anotando a quantidade de cada animal que existe na “fazenda da turma” na tabela. Nesse momento trabalhe os numerais e contagem, além da representação dos animais na tabela.
Complementando:
-
Professor, você pode utilizar os cartões para montar um jogo da memória e brincar com sua turminha.
De outubro de 2017 a fevereiro de 2018, o IBGE foi a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. |