Contando nossos bichos de estimação

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.                                      

 

Objetivos:

  • Colaborar com a pesquisa sobre os animais de estimação da turma; e
  • Participar de produção de tabela.

Conteúdos:

  • Os animais;
  • Introdução à ideia de pesquisa; e
  • Produção coletiva de tabela.

Recursos:

  • Papel pardo, papel ofício, lápis de cor, canetinha, cola e tesoura.

1ª etapa:

  • Professor (a), faça um círculo de conversa com seus alunos e fale sobre os bichos de estimação. Quais são os alunos que tem bichos de estimação, que espécie de animais são, seus nomes, como se comportam, se todos os alunos conhecem os bichinhos dos quais está se falando e, se alguém não tiver bichinho de estimação, pergunte se gostaria de ter um e qual animal seria;
  • Proponha para os alunos uma pesquisa sobre os bichinhos de estimação da turma. Diga que todos juntos irão pesquisar quantos, e quais, animais de estimação os alunos da turma possuem. Explique também que irão registrar esses animais para que, sempre que alguém quiser saber quais são os bichinhos da turma, possa consultar a tabela que irão produzir; e
  • Recolha dos alunos informações sobre os bichos de estimação que possuem. Quantos e quais bichos cada aluno tem e anote esses dados. Após a pesquisa construa uma tabela adequada aos tipos de animais e suas quantidades. Preencha apenas o topo de cada coluna da tabela com a espécie de animal e uma foto ou imagem para que as crianças façam a identificação.

2ª etapa:

  • Nessa etapa, você irá mostrar a tabela para os alunos e pedir sua colaboração para preenchê-la. Cada aluno deverá desenhar seu (s) bichinho (s) de estimação para completar a tabela. Quanto aos alunos que não possuem animais, reúna-os com outros alunos para que também ajudem na confecção dos desenhos; e

  • Com os bichinhos prontos, vá colando no cartaz com a ajuda dos alunos. Ao final, conte junto com a turma a quantidade de cada espécie de animais de estimação da turma e registre o número na tabela.