Me localizando no espaço

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.                                                                  

Professor(a), essa atividade é feita em forma de jogo. Procure trazer essa ideia de brincadeira para os alunos conduzindo o trabalho de forma bastante dinâmica.

Objetivos:

  • Compreender e exercitar conceitos de localização espacial (frente-atrás e direita-esquerda) e
  • assimilar as regras do jogo proposto sendo capaz de seguir sua dinâmica.

Conteúdos:

  • Localização Espacial
  • Conceitos de frente-atrás e direita-esquerda

1ª etapa:

  • Primeiramente retome os conceitos de localização espacial: frente-atrás e direita-esquerda.

  • Exemplifique de forma concreta esses conceitos utilizando referências da sala de aula: quadro, mural, janela, porta e etc.

2ª etapa:

  • Escolha cinco alunos para participar da brincadeira, explicando a dinâmica do jogo para o restante da turma. Um aluno deve ficar no centro e os outros alunos ao seu redor, cada um em uma posição: à frente, atrás, à direita e à esquerda. O professor deve perguntar ao aluno do centro: quem está à sua frente? E atrás? E à direita? E à esquerda? O aluno deve responder a uma pergunta de cada vez. Se o aluno não acertar, a professora (or) deve fazer a correção explicando o conceito de localização ao aluno. Depois da primeira rodada de perguntas, os alunos ao redor trocam de posição e o aluno do centro deve responder novamente às quatro perguntas.

  • Se a sua turma tiver dificuldades com o conceito de direita e esquerda, você pode criar símbolos para cada um desses conceitos e desenhá-los, com tinta própria para pele, nas costas das mãos dos alunos. Ou ainda, se sua turma já estiver nesse nível, desenhar as letras E e D. Isso pode ajudá-los a relacionar as imagens às localizações.

3ª etapa:

  • Agora é hora de formar grupinhos de cinco alunos na turma para que brinquem entre si. Monitore o jogo observando o desenvolvimento da brincadeira e auxiliando os grupos e alunos que tiverem dificuldade. Permita que os alunos exercitem bastante sua localização no espaço, esse conteúdo é muito importante e deve ser sempre retomado na Educação Infantil.