Bichonário
Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas |
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas. (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história. |
Objetivos
- principiar o aprendizado do registro de informações;
- iniciar a compreensão e uso da legenda e
- relacionar o som das letras do alfabeto através da letra inicial do nome dos animais.
Conteúdos
- Alfabeto
- Animais
- Legenda
- Leitura de registros
- Coleta de dados
Recursos
- Álbum seriado, revistas, jornais, fotografias da internet, hidrocor, cola e tesoura.
1ª etapa:
Planejamento
- Bichonário é um dicionário de animais, suas características e hábitos. Cada letra do alfabeto terá um animal com o nome iniciado por aquela letra. Na Educação Infantil, o ideal é que haja poucas informações sobre cada bicho. Como estamos trabalhando com Geografia vamos nos ater apenas à informação sobre o lugar onde vive cada animal. Você pode dividir em água, terra e ar e criar uma legenda para cada item.
- Colete fotos de animais para compor o bichonário. Privilegie animais presentes no cotidiano dos alunos.
- Construa um álbum seriado para montar o bichonário.
2ª etapa:
- Converse com sua turma sobre animais. Se eles tem animais, se gostam de animais.
- Construa o bichonário com a ajuda da turma. Colando as imagens dos animais em cada folha, falando sobre o animal, identificando a letra inicial do nome do animal, explicando o local que o animal vive e relacionando à legenda.
- Você pode usar o bichonário com os alunos de diversas formas: trabalhar o alfabeto, fazer pesquisas, entre outros.
Complementando:
- Você pode criar coletivamente com a turma um bichonário dos animais dos alunos com informações e legendas para sexo e cor, por exemplo.