Bichonário

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.                                  

Objetivos

  • principiar o aprendizado do registro de informações;
  • iniciar a compreensão e uso da legenda e
  • relacionar o som das letras do alfabeto através da letra inicial do nome dos animais.

Conteúdos

  • Alfabeto
  • Animais
  • Legenda
  • Leitura de registros
  • Coleta de dados

Recursos

  • Álbum seriado, revistas, jornais, fotografias da internet, hidrocor, cola e tesoura.

1ª etapa:

Planejamento

  • Bichonário é um dicionário de animais, suas características e hábitos. Cada letra do alfabeto terá um animal com o nome iniciado por aquela letra. Na Educação Infantil, o ideal é que haja poucas informações sobre cada bicho. Como estamos trabalhando com Geografia vamos nos ater apenas à informação sobre o lugar onde vive cada animal. Você pode dividir em água, terra e ar e criar uma legenda para cada item.
  • Colete fotos de animais para compor o bichonário. Privilegie animais presentes no cotidiano dos alunos.
  • Construa um álbum seriado para montar o bichonário.

2ª etapa:

  • Converse com sua turma sobre animais. Se eles tem animais, se gostam de animais.
  • Construa o bichonário com a ajuda da turma. Colando as imagens dos animais em cada folha, falando sobre o animal, identificando a letra inicial do nome do animal, explicando o local que o animal vive e relacionando à legenda.
  • Você pode usar o bichonário com os alunos de diversas formas: trabalhar o alfabeto, fazer pesquisas, entre outros.

Complementando:

  • Você pode criar coletivamente com a turma um bichonário dos animais dos alunos com informações e legendas para sexo e cor, por exemplo.