Mapeando meu corpo

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.                            

Objetivos:

  • apropriar-se de noções do processo de elaboração de mapas;
  • iniciar a compreensão de processos de redução de espaços e
  • identificar partes de seu corpo.

Conteúdos:

  • Elaboração de mapas
  • Processos de redução de espaços através da representação gráfica
  • Noções de proporção
  • O corpo humano

Recursos:

  • Papel madeira (pardo), hidrocor, lápis de cor e papel ofício.

1ª etapa:

  • Converse com os alunos sobre seu corpo. Aborde assuntos como: partes do corpo, higiene e movimento.
  • Converse com os alunos sobre o que são mapas, como são feitos. Procure passar a ideia de mapa como desenho de determinada região.

2ª etapa:

  • Proponha à turma a construção de um mapa de seu corpo. Escolha um aluno, deite-o numa folha de papel madeira e, com a ajuda dos alunos, trace seu contorno no papel.
  • Cole o desenho no quadro e compare com o colega que foi desenhado. Com isso, os alunos terão a ideia de que o corpo do colega foi desenhado.
  • Junto com a turma mapeie o corpo do colega escrevendo os nomes das principais partes do corpo no desenho.
  • Proponha para os alunos que desenhem o mapa do corpo em papel ofício indicando as partes do corpo. Após essa atividade converse com a turma sobre a redução do mapa do colega, esse princípio é fundamental para a introdução à compreensão cartográfica.

Complementando:

  • Você pode criar, junto com a turma, legendas para as partes do corpo trabalhando também esse conteúdo com seus alunos.