Mapeando meu corpo
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
Objetivos:
- apropriar-se de noções do processo de elaboração de mapas;
- iniciar a compreensão de processos de redução de espaços e
- identificar partes de seu corpo.
Conteúdos:
- Elaboração de mapas
- Processos de redução de espaços através da representação gráfica
- Noções de proporção
- O corpo humano
Recursos:
- Papel madeira (pardo), hidrocor, lápis de cor e papel ofício.
1ª etapa:
- Converse com os alunos sobre seu corpo. Aborde assuntos como: partes do corpo, higiene e movimento.
- Converse com os alunos sobre o que são mapas, como são feitos. Procure passar a ideia de mapa como desenho de determinada região.
2ª etapa:
- Proponha à turma a construção de um mapa de seu corpo. Escolha um aluno, deite-o numa folha de papel madeira e, com a ajuda dos alunos, trace seu contorno no papel.
- Cole o desenho no quadro e compare com o colega que foi desenhado. Com isso, os alunos terão a ideia de que o corpo do colega foi desenhado.
- Junto com a turma mapeie o corpo do colega escrevendo os nomes das principais partes do corpo no desenho.
- Proponha para os alunos que desenhem o mapa do corpo em papel ofício indicando as partes do corpo. Após essa atividade converse com a turma sobre a redução do mapa do colega, esse princípio é fundamental para a introdução à compreensão cartográfica.
Complementando:
- Você pode criar, junto com a turma, legendas para as partes do corpo trabalhando também esse conteúdo com seus alunos.