Os tipos de clima no Brasil

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas

(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.                        

Objetivos:

  • Conhecer os principais tipos de clima vistos no Brasil;
  • relacionar cada tipo de clima à Grande Região e aos estados onde sua ocorrência é mais frequente; e
  • coletar informações complementares sobre as características dos tipos de clima estudados.

Conteúdos:

  • Tipos de clima no Brasil;
  • as Grandes Regiões brasileiras;
  • os estados brasileiros; e
  • pesquisa de dados .

Recursos:

1ª etapa:

  • Apresente aos seus alunos o mapa e o texto sobre os tipos de clima predominantes em nosso país. Recolha informações adicionais e explique as características de cada um dos tipos de clima.

  • Peça que observem em quais estados e Grandes Regiões cada tipo de clima é predominante. A ideia é que os alunos compreendam a diversidade climática de nosso país. Dependendo do estado, ou Grande Região, se observará um tipo de clima que é predominante. Explique como o relevo, vegetação, altitude, massas de ar e correntes marítimas influenciam nas condições climáticas. A imensa extensão territorial do país, e a diversidade geográfica de seu território, possibilitam a existência de uma grande variedade de tipos de clima.

2ª etapa:

  • Proponha uma pesquisa para os alunos. Divida a turma em equipes. Cada grupo ficará responsável por um tipo de clima e deverá aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Os alunos devem pesquisar dados complementares sobre as características do clima e como o relevo, vegetação, altitude, massas de ar e correntes marítimas influenciam determinado tipo de clima.