Contando as pessoas que moram em nossa casa

objetivos

  • Contar e identificar as pessoas que moram em sua casa;
  • Elaborar um gráfico informativo sobre as pessoas que moram em sua casa; e
  • Observar os gráficos dos colegas e estabelecer comparações entre as diferentes organizações familiares vistas na turma.

conteúdos

  • Coleta, organização e divulgação de dados;
  • Legenda;
  • Gráfico informativo; e
  • Tipos de família.

recursos

  • Coleta, organização e divulgação de dados;
  • Papel cartãozinho, tesoura, cola e canetinha.

1ª etapa:

  • Professor (a), converse com seus alunos sobre quantas pessoas moram em sua casa. Pergunte quem são essas pessoas, como elas se dividem para administrar a casa e outras informações; e

  • Fale sobre o quanto é importante sabermos quantas pessoas moram em cada domicílio para sabermos quantas pessoas moram no Brasil. Explique que o IBGE, ao fazer o Censo Demográfico, pergunta sobre o número de moradores em cada domicílio.

2ª etapa:

  • Proponha que os alunos elaborem gráficos que mostrem a quantidade de pessoas que moram em suas casas. Primeiramente você deve criar uma legenda, conforme o modelo abaixo, para estruturar o trabalho dos alunos. Recolha de sua turma os diversos graus de parentesco e amizade vistos nas pessoas que moram em suas casas;

  • Nesse momento, cada aluno deverá desenhar e recortar sua casa e colar os quadradinhos coloridos correspondentes às pessoas que moram em sua casa; e
  • Exponha os trabalhos em sala de aula e proponha um debate com a turma sobre a variedade de estruturas familiares vistas na turma.