Contando as pessoas que moram em nossa casa

Habilidades que podem ser trabalhadas nas BNCC

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.                                                 

Objetivos:

  • Contar e identificar as pessoas que moram em sua casa;
  • Elaborar um gráfico informativo sobre as pessoas que moram em sua casa; e
  • Observar os gráficos dos colegas e estabelecer comparações entre as diferentes organizações familiares vistas na turma.

Conteúdos:

  • Coleta, organização e divulgação de dados;
  • Legenda;
  • Gráfico informativo; e
  • Tipos de família.

Recursos:

  • Coleta, organização e divulgação de dados;
  • Papel cartãozinho, tesoura, cola e canetinha.

1ª etapa:

  • Professor (a), converse com seus alunos sobre quantas pessoas moram em sua casa. Pergunte quem são essas pessoas, como elas se dividem para administrar a casa e outras informações; e

  • Fale sobre o quanto é importante sabermos quantas pessoas moram em cada domicílio para sabermos quantas pessoas moram no Brasil. Explique que o IBGE, ao fazer o Censo Demográfico, pergunta sobre o número de moradores em cada domicílio.

2ª etapa:

  • Proponha que os alunos elaborem gráficos que mostrem a quantidade de pessoas que moram em suas casas. Primeiramente você deve criar uma legenda, conforme o modelo abaixo, para estruturar o trabalho dos alunos. Recolha de sua turma os diversos graus de parentesco e amizade vistos nas pessoas que moram em suas casas;

  • Nesse momento, cada aluno deverá desenhar e recortar sua casa e colar os quadradinhos coloridos correspondentes às pessoas que moram em sua casa; e
  • Exponha os trabalhos em sala de aula e proponha um debate com a turma sobre a variedade de estruturas familiares vistas na turma.