Criando mapas de caça ao tesouro
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Professor (a), essa atividade propõe, através de um jogo, a criação coletiva de mapas com sua turma. Nessa etapa da escolaridade é importante que os alunos comecem a consolidar noções de cartografia através da elaboração de mapas simples e da leitura inicial de mapas políticos, atlas e globo terrestre. Para conhecer outros mapas e trabalhar com sua turma clique aqui e acesse os mapas da área de Recursos do site: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/18964-mapas.html
Objetivos:
- observar o espaço e paisagem escolar;
- criar coletivamente um mapa para localização do tesouro; e
- realizar a leitura de mapa e, através dele, encontrar o tesouro escondido.
Conteúdos:
- Elaboração coletiva de mapa;
- Leitura de mapa;
- Noções de paisagem e lugar.
Recursos:
- Caixas de sapato encapadas como baús do tesouro, itens escolhidos como tesouros da turma, 2 folhas de papel pardo, lápis de cor, caneta hidrocor e giz de cera.
1ª etapa:
-
Inicie a atividade conversando com sua turma sobre mapas do tesouro. Se já viram algum filme, leram histórias ou outras referências sobre esse tipo de mapa. Nesse momento revise a função dos mapas como instrumento para auxiliar a localização no espaço.
-
Divida a turma em dois grupos. Cada grupo esconderá seu tesouro em um lugar da escola e criará um mapa para que o outro grupo o encontre.
2ª etapa:
-
Com um grupo de cada vez converse sobre o que seria o tesouro daquele grupo, que coisas consideram importantes e valiosas. Peça que o grupo defina qual será o seu tesouro e o coloque na caixa de sapato.
-
Agora é a hora de escolher o lugar para esconder o baú. Faça um passeio com o grupo pela escola explorando o espaço, a paisagem, os componentes do lugar, fazendo uma observação coletiva sobre o melhor lugar para esconder o tesouro.
-
Com o tesouro escondido é hora de fazer o mapa. Use o papel madeira e vá montando, junto com o grupo, o mapa de seu tesouro. Lembre-se de usar o máximo de referências presentes na paisagem da escola para facilitar a localização. Você pode, inclusive, criar legendas para o mapa construído com a turma. Você pode usar como referência a publicação “Meu primeiro Atlas” para explicar aos alunos o processo de criação de um mapa.
-
Depois que os dois grupos tiverem escondido seus tesouros e criado seus mapas, é hora da caça ao tesouro. Entregue os mapas às equipes para que elas procurem o tesouro do outro grupo. Se os alunos precisarem de ajuda para ler os mapas, oriente os grupos e auxilie-os na caçada!