Escrita e decomposição de números naturais com informações do Censo 2010
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal. |
Objetivos
- Leitura de tabelas;
- Identificar elementos da tabela; e
- Decomposição de números Naturais.
Conteúdos
- Números Naturais;
- Escrita de números por extenso;
- Significado dos números.
Recursos
- Tabela com resultados do Censo 2010: Pessoas de 10 anos ou mais de idade, por estado civil, segundo o estado conjugal, Estado conjugal, situação do domicílio e sexo Pessoas de 10 anos ou mais de idade Total Estado civil a situação do domicílio e o sexo - Brasil - 2010
1ª etapa:
-
Divida a turma em grupos;
-
Acesse a tabela;
-
Imprima e distribua aos alunos;
-
Informe e demonstre aos alunos sobre as características da tabela: cabeçalho, organização, linhas, colunas, cabeçalho das linhas e colunas e informações demonstradas;
-
Comente, ainda, que a pesquisa foi realizada no Censo 2010.
2ª etapa:
-
Solicite aos alunos que escolham cinco números. Os alunos devem escolher cada número indicando o cabeçalho da coluna e o cabeçalho da linha. Exemplificando: quantidade de mulheres casadas (cabeçalho da coluna) que viviam em união (cabeçalho da linha)=40545840.
-
Converse com os alunos sobre o significado de cada número escolhido. Que informação está ali destacada?
-
Após fazer as escolhas, o aluno deve trocar as questões com o colega ao lado;
-
O aluno deve responder escrevendo o número escolhido por extenso e, também, deve decompor cada um dos números;
Exemplo | 40.545.840 |
Por extenso | quarenta milhões quinhentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e quarenta; |
Decomposição em unidades | 40.000.000 + 500.000 + 40.000 + 5.000 + 800 + 40 |
Decomposição em classes | 4 dezenas de milhões + 5 centenas de milhares + 4 dezenas de milhares + 5 unidades de milhares + 8 centenas + 4 dezenas |
-
Ao terminar o exercício, cada folha deverá ser devolvida ao seu dono para que faça a correção.