Escrita e decomposição de números naturais com informações do Censo 2010

objetivos

  • Leitura de tabelas;
  • Identificar elementos da tabela; e
  • Decomposição de números Naturais.

conteúdos

  • Números Naturais;
  • Escrita de números por extenso;
  • Significado dos números.

recursos

1ª etapa:

  • Divida a turma em grupos;

  • Acesse a tabela;

  • Imprima e distribua aos alunos;

  • Informe e demonstre aos alunos sobre as características da tabela: cabeçalho, organização, linhas, colunas, cabeçalho das linhas e colunas e informações demonstradas;

  • Comente, ainda, que a pesquisa foi realizada no Censo 2010.

2ª etapa:

    • Solicite aos alunos que escolham cinco números. Os alunos devem escolher cada número indicando o cabeçalho da coluna e o cabeçalho da linha. Exemplificando: quantidade de mulheres casadas (cabeçalho da coluna) que viviam em união (cabeçalho da linha)=40545840.

    • Converse com os alunos sobre o significado de cada número escolhido. Que informação está ali destacada?

    • Após fazer as escolhas, o aluno deve trocar as questões com o colega ao lado;

    • O aluno deve responder escrevendo o número escolhido por extenso e, também, deve decompor cada um dos números;

Exemplo 40.545.840
Por extenso quarenta milhões quinhentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e quarenta;
Decomposição em unidades 40.000.000 + 500.000 + 40.000 + 5.000 + 800 + 40
Decomposição em classes 4 dezenas de milhões + 5 centenas de milhares + 4 dezenas de milhares + 5 unidades de milhares + 8 centenas + 4 dezenas
  • Ao terminar o exercício, cada folha deverá ser devolvida ao seu dono para que faça a correção.