Um censo na escola
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada. (EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas. |
Objetivos:
- compreender o Censo como pesquisa para conhecimento das características de uma determinada localidade.
- iniciar o aprendizado sobre coleta e interpretação dos dados.
Conteúdos:
- Caracterização da clientela escolar
- Coleta, contagem e interpretação de dados
- Construção e leitura de gráficos e tabelas
Recursos:
- Folha de isopor, pequenas caixas de papel (remédio, fósforo), tesoura, cola, papel colorido e pranchetas.
1ª etapa:
Planejando o censo
-
Promova um passeio com os alunos pela escola. Esse passeio terá dois objetivos: conhecer o espaço físico da escola de forma orientada e despertar a curiosidade dos alunos para a busca de informações sobre a escola e os alunos. Nesse momento é importante explicar para que serve cada espaço e setor de trabalho da escola. Diga para os alunos que anotem as suas dúvidas e curiosidades sobre as "coisas" da escola.
-
Monte uma maquete coletiva da escola com os alunos. Esse atividade será importante para mapear o ambiente a ser estudado e dividir os setores de trabalho.
-
Construa coletivamente com os alunos as informações a serem coletadas e o questionário de perguntas. Nesse primeiro trabalho com coleta de informações e geração de dados é importante que sejam escolhidas poucas perguntas para que o trabalho seja viável e de rápida execução. Os questionários devem ser fechados para facilitar o trabalho, ou seja, como uma questão de múltipla escolha.
-
Nessa etapa, indique o site do Censo 2022 (https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/conhecendo-o-brasil.html) para que os alunos possam conhecer como foi feito esse processo para todo o Brasil.
2ª etapa:
Coletando dados
- Divida a turma em grupos de trabalho. Cada aluno fará o papel de recenseador e cada grupo terá um setor específico no espaço físico da escola para trabalhar.
- Estabeleça o tempo de realização do censo e reserve de 20 a 30 minutos do dia para a coleta de dados. É importante que esse horário seja fixo e combinado com os demais professores e funcionários da escola.
- Oriente os alunos sobre como devem proceder para preencher os questionários, eles devem ser objetivos.
- Crie com os alunos uma rotina de acompanhamento da coleta de dados. Você pode criar com eles uma tabela para que eles registrem diariamente a quantidade de questionários preenchidos.
- Estimule os alunos a criarem peças de divulgação do censo na escola. Desse modo, eles podem experimentar várias etapas desse trabalho. Você pode apresentar algumas peças de divulgação do Censo 2010 como exemplo.
3ª etapa:
Apuração dos resultados
-
Divida a turma em grupos para apuração dos dados. Cada grupo deverá ser responsável por contar os resultados de uma pergunta.
-
Aproveite esse momento para trabalhar com os alunos a elaboração de tabelas e gráficos.
-
Discuta com os alunos sobre formas de divulgação dos resultados para a comunidade. Procure definir com eles a melhor forma de usar os resultados.
Informações adicionais:
Dicas para contar os dados
Vamos traçar um passo a passo para que a contagem dos dados seja simplificada e possível de ser realizada pelo próprios alunos.
- Numere os questionários.
- Divida os questionários igualmente entre os alunos.
- Oriente os alunos a registrar com que frequência as respostas aparecem. Por exemplo, na seguinte questão:
A escola é: A Muito pequena B Pequena C Grande D Muito grande - O grupo de alunos deve contar quantas pessoas responderam a cada uma das alternativas e registrar ao lado de cada opção em um questionário em branco que será o questionário para contagem dos dados. Exemplo:
A escola é: A Muito pequena 0 B Pequena 1 C Grande 12 D Muito grande 5 - Depois que os alunos registrarem as frequências das respostas dos questionários o professor deve fazer a soma de todas as frequências para gerar os dados finais.