Culturas temporárias e culturas permanentes
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada: |
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas. |
Objetivos
- Compreender as definições de cultura temporária e cultura permanente;
- Analisar gráficos sobre os cinco alimentos com maior produção em culturas permanentes e temporárias;
- Refletir sobre alimentação, uso da terra e importância do espaço rural brasileiro; e
- Realizar pesquisa sobre os produtos agrícolas estudados na atividade.
Conteúdos
- Produção Agrícola brasileira;
- Espaço Rural Brasileiro; e
- Leitura e análise de gráficos.
Recursos
1ª etapa:
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Converse com sua turma sobre agricultura, espaço rural, alimentação e demais temas sobre a importância do setor agrícola em nosso cotidiano; e
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Apresente aos alunos os conceitos de cultura temporária e cultura permanente:
Cultura temporária: São culturas de curta ou média duração, geralmente com ciclo vegetativo inferior a um ano, que após a colheita necessitam de novo plantio para produzir, como, por exemplo: soja, milho, feijão etc. São incluídos nesta categoria o abacaxi, a cana-de-açúcar, a mandioca e a mamona, que apresentam ciclos de colheita muitas vezes superiores a 12 meses.Cultura permanente: São culturas de longo ciclo vegetativo, que permitem colheitas sucessivas, sem necessidade de novo plantio, como, por exemplo, café, maçã, pera, uva, manga, laranja etc.
Fonte: IBGE
2ª etapa:
- Proponha a análise destes gráficos pelos alunos;
- Converse com os alunos sobre as toneladas produzidas de cada alimento, se os alimentos observados são comuns à alimentação dos alunos, se são matéria-prima para demais produtos etc. ;
- Divida a turma em grupos e organize uma pesquisa sobre os alimentos estudados. Você pode propor os seguintes temas:
- Ciclo da agricultura, tempo necessário para o desenvolvimento dos alimentos (do plantio à colheita).
- Alimentos que são matéria-prima para a indústria na a produção de demais produtos (alimentícios ou não).
- Alimentos que são exportados.
- Após a finalização das pesquisas, organize um grande debate em sua turma sobre as informações coletadas.
De outubro de 2017 a fevereiro de 2018, o IBGE foi a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.
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