A Estatística e a precisão dos números
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada: |
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude. |
Objetivos
- Refletir sobre a importância da qualidade dos números na Estatística;
- utilizar recursos da Estatística para embasar decisões em atividade diária; e
- apresentar a média aritmética como recurso estatístico.
Conteúdos
- Cálculo da média aritmética;
- profissão Estatístico;
- frequência estatística; e
- precisão de informações.
1ª etapa:
-
Exiba o vídeo “A Estatística e suas Possibilidades de Atuação Profissional”; e
-
Converse com os alunos sobre o uso da Estatística nas diversas profissões.
2ª etapa:
-
Forme grupos de alunos com cinco componentes;
-
Solicite aos alunos que calculem a média aritmética de suas idades (guarde o resultado)
-
Determine que o grupo transforme a idade em anos para um numeral que represente a idade em meses; e
-
Peça que calculem a média aritmética das idades com os novos valores e a transformem em anos.
3ª etapa:
-
Solicite que comparem os dois valores calculados;
-
Indague aos alunos sobre qual entre os dois valores apresentam melhor precisão;
-
Discuta com os alunos a respeito da precisão das informações utilizadas pela Estatística na tomada de decisões.