A Estatística e a precisão dos números

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada:

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.                         

Objetivos

  • Refletir sobre a importância da qualidade dos números na Estatística;
  • utilizar recursos da Estatística para embasar decisões em atividade diária; e
  • apresentar a média aritmética como recurso estatístico.

Conteúdos

  • Cálculo da média aritmética;
  • profissão Estatístico;
  • frequência estatística; e
  • precisão de informações.

1ª etapa:

2ª etapa:

  • Forme grupos de alunos com cinco componentes;

  • Solicite aos alunos que calculem a média aritmética de suas idades (guarde o resultado)

  • Determine que o grupo transforme a idade em anos para um numeral que represente a idade em meses; e

  • Peça que calculem a média aritmética das idades com os novos valores e a transformem em anos.

3ª etapa:

  • Solicite que comparem os dois valores calculados;

  • Indague aos alunos sobre qual entre os dois valores apresentam melhor precisão;

  • Discuta com os alunos a respeito da precisão das informações utilizadas pela Estatística na tomada de decisões.